BBB 24: Alane diz que às vezes não sabe quem é; pode ser dissociação?
"Isso era assim? Essa sou eu?", comentou Alane com Beatriz na madrugada desta terça-feira (16), no BBB 24. Na conversa, a sister afirmou que, muitas vezes, sente que não se reconhece mais.
"Tem vezes que estou aqui, lavando louça ou escovando os dentes, eu me olho e parece que não é o meu rosto", disse.
Nas redes sociais, algumas pessoas associaram a fala da sister como se ela estivesse passando por um episódio de dissociação, uma interrupção temporária nas ações mentais ou movimentos que normalmente estão sob controle voluntário ou fazem parte do comportamento habitual da pessoa. Na verdade, não dá para saber só de assistir a essa cena isolada no reality.
Episódios isolados ou transtorno?
O transtorno dissociativo requer diagnóstico e difere de episódios isolados de dissociação.
O estado de dissociação só ganha o diagnóstico de doença se a sua frequência gera sofrimento e disfuncionalidade na vida da pessoa.
Um exemplo dessa dissociação não patológica seria estar conversando com alguém, mas, no segundo seguinte, esquecer-se da conversa e iniciar outra atividade. Isso é algo que, do ponto de vista externo, demonstra descontinuidade.
Isso pode acontecer como um mecanismo de defesa.
De acordo com Nikolas Heine, psiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital 9 de Julho, em São Paulo (SP), ao viver algo muito intenso, a pessoa se dissocia da realidade para conseguir administrar o que ocorreu.
Outra causa para dissociação é o estresse, algo comum dentro de um reality como o BBB. Segundo os especialistas, todos estão sujeitos a vivenciar episódios do tipo, mas ter uma rotina com picos de ansiedade pode ser um fator de risco.
O medo e a ansiedade são capazes de impulsionar crises que desbloqueiam circuitos mentais e desencadeiam hábitos repetitivos. Juliana Gebrim, psicóloga clínica pela UnB e neuropsicóloga pelo IPAF
Isso pode explicar o que ocorreu com Alane. Na conversa com Beatriz, enquanto se olhava no espelho, ela disse: "Eu estou passando por um sentimento aqui dentro que eu nunca senti na minha vida. Eu não sei quem eu sou. Isso é muito doido".
Essa alteração qualitativa da consciência pode ser observada em graus, de modo que a mente faz recortes da realidade e escolhe o que lembrar ou não.
Quando se torna uma patologia, a dissociação é tratada por meio da combinação de remédios com a psicoterapia.
Os efeitos da dissociação
- Amnésia: falsa memória, dificuldade para se lembrar das coisas ou desorientação;
- Despersonalização: o indivíduo não se reconhece no próprio corpo e o vê de uma perspectiva externa;
- Confusão: não se tem compreensão total do que acontece ao redor;
- Alteração de identidade: ele acredita que é outra pessoa;
- Desrealização: sensação de estar fora da realidade, como se estivesse vivendo um sonho;
- Fuga: comportamento de andar a pé ou de carro sem qualquer racionalidade em relação ao destino ou motivação;
- Transe ou possessão: ignorar a comunicação com outras pessoas e agir como se estivesse sob possessão de algo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.