BBB: Não se deve lavar o frango, Davi! Muito menos no ralo; veja os riscos

Davi preparou o almoço para os brothers no BBB 24, e o método chamou a atenção: ele colocou pedaços de frango dentro da pia (alguns caem até no ralo) e os lavou com água. Essa não é a melhor forma de preparar frango —e traz riscos à saúde.

Entenda os riscos

Quando colocamos o frango ou outro tipo de carne embaixo da água na pia, aumentamos o risco de espalharmos bactérias na superfície do alimento. Além disso, a lavagem ainda pode levar os microrganismos para a pia, provocando uma contaminação cruzada.

Existem formas mais recomendadas de eliminar bactérias patogênicas, que podem provocar doenças, como a salmonela. No caso do frango, o jeito mais fácil de deixá-lo limpo, é levando-o para o fogo. As altas temperaturas são capazes de eliminar totalmente as bactérias.

Mas será que isso também vale para os outros alimentos? Abaixo, explicamos se você deve ou não lavar determinada comida antes de consumi-la.

Carne vermelha

Imagem
Imagem: iStock

Assim como o frango, não é indicado lavar a carne vermelha. O melhor jeito de eliminar as bactérias é levar o alimento ao fogo numa temperatura de, no mínimo, 63 ºC.

Dessa forma, mesmo que haja sangue, ele será coagulado, além de eliminar os micro-organismos. A lavagem, além de não eliminar as bactérias, ainda pode eliminar alguns nutrientes, mudar a cor e sabor do alimento.

Continua após a publicidade

Peixe

Imagem
Imagem: iStock

O peixe também segue a mesma regra da carne vermelha e do frango. Deve-se evitar lavá-lo para não espalhar as bactérias e não contaminar a pia e outras áreas da cozinha, como o balcão.

Ovos

Imagem
Imagem: photohampster/IStock

A lavagem para matar bactérias é dispensável, porque, ao chegar na sua casa, esse tipo de alimento já passou por diversos processos de eliminação de bactérias e impurezas.

Continua após a publicidade

Depois da compra, o ideal é retirá-lo da embalagem, colocá-lo em um outro recipiente e deixá-lo dentro da geladeira. Além disso, é muito importante respeitar o prazo de validade.

Grãos

Imagem
Imagem: Getty Images

A lavagem dos grãos é dispensável. Isso porque, na maioria das vezes, eles já foram peneirados e limpos. O que pode ser feito escolher alguns grãos, como feijão ou grão-de-bico, para retirar algum tipo de pedrinha.

No geral, a lavagem só serve para tirar algum tipo de poeira, mas não é estritamente necessária.

Porém, no caso do feijão, é recomendado deixar de molho por 8h a 12h, já que isso ajuda a eliminar componentes responsáveis pelo desconforto abdominal e pela formação de gases e flatulência que podem ser ocasionados pelo alimento.

Continua após a publicidade

Cogumelos

Imagem
Imagem: iStock

O ideal é não lavar esse tipo de fungo. A questão não tem a ver com bactérias, e sim, com a estrutura do alimento. Ao encharcá-lo, você pode modificá-lo e não será mais próprio para consumo. O ideal é passar um pano úmido para tirar sujeirinhas como terra ou outras impurezas.

Folhas e frutas

Imagem
Imagem: iStock

São alimentos que devem sim ser lavados, mas só água não adianta. O mais correto é a lavagem com produtos específicos para folhas e verduras, como água sanitária ou compostos à base de hipoclorito.

Continua após a publicidade

A lavagem feita somente com água corrente não elimina possíveis patógenos, somente a poeira que pode haver na superfície. Por isso para uma esterilização completa e segura, o recomendado é deixar o alimento de molho por até dez minutos com a solução e a água. Normalmente, uma colher de sopa de água sanitária para até dois litros de água.

Fontes: Edison Triboli, professor de Engenharia de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia, especialista em higiene e segurança alimentar do Instituto Mauá; Cristiane Hanasihiro, nutricionista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

*Com reportagem de 30/4/2020

Deixe seu comentário

Só para assinantes