BBB 24: Alimentação interfere na recuperação de fratura, como Giovanna diz?
Na tarde de segunda-feira (22), a participante do BBB 24 Giovanna Lima foi advertida pela produção do reality sobre os cuidados com o pé imobilizado.
Ela caiu e fraturou o quinto metatarso (osso do dedo mindinho) durante uma festa, no terceiro dia do programa.
Devido ao acidente, ela precisa andar pela casa com muletas e evitar impacto no pé machucado.
Mas parece que a sister não está tomando os devidos cuidados, visto que o "big boss" chamou a atenção dela.
"Você precisa reforçar o cuidado com seu pé, conforme já foi orientada. Mais repouso e ao se movimentar sempre usando as duas muletas. Evitar ao máximo o apoio sobre o pé machucado. [?] Mais cuidado ou sua participação no programa pode acabar", avisou.
Depois do recado, Giovanna, que é nutricionista, disse que sua alimentação pode estar prejudicando a recuperação da fratura. Mas faz sentido?
Osso quebrado e alimentação
A cicatrização óssea e a recuperação de uma fratura dependem de diferentes fatores, como idade e distúrbios de saúde (diabetes, por exemplo, retarda a cicatrização).
Uma boa alimentação é parte importante desse processo, pois há nutrientes que ajudam na calcificação dos ossos. Por isso, recomenda-se o consumo de alguns alimentos e evitar outros.
O que comer
Cálcio, magnésio e vitamina D são essenciais para a saúde dos ossos. Isso porque o cálcio é o componente principal deles, enquanto os outros dois ajudam na absorção adequada do mineral no organismo.
Alimentos ricos nesses componentes são:
Leite e derivados;
Vegetais verde-escuros, como brócolis;
Feijões;
Sardinha;
Amêndoas;
Cereais integrais;
Nozes;
Abacate;
Frutas cítricas.
A suplementação de cálcio, magnésio e vitamina D é uma possibilidade, mas só deve ser feita com a indicação de profissional da saúde.
Do contrário, a ingestão sem orientação pode ocasionar efeitos colaterais, como pedra nos rins, constipação intestinal e, dependendo do elemento, intoxicação grave.
*Com informações de reportagem publicada em 07/11/2023
Referência: Aspectos nutricionais na prevenção e no tratamento da osteoporose.
Deixe seu comentário