BBB 24: Isabelle passa mal e desmaia na academia; o que faz pressão cair?
De VivaBem, em São Paulo*
26/01/2024 18h35
A participante do BBB 24 Isabelle desmaiou na tarde desta sexta-feira (26) na academia, enquanto fazia exercícios físicos. A sister foi socorrida pelos colegas e levada até o confessionário para receber o atendimento adequado.
"Nunca senti isso na vida. Minha vista meio que fechou", disse ela, que afirmou também não ter comido bem no dia anterior.
É normal ter desmaios?
A síncope, termo médico para desmaio, pode estar relacionada a diversos fatores, que vão desde cansaço, nervosismo ou desidratação até doenças cardiovasculares, distúrbios metabólicos e hipoglicemia.
Problemas do coração ou do sistema nervoso autônomo, que está relacionado ao controle da respiração, circulação do sangue, temperatura e digestão, causam a redução no fluxo sanguíneo cerebral e, por consequência, a perda súbita e transitória do nível de consciência.
Alguns hábitos ou circunstâncias do dia a dia podem causar quedas na pressão arterial. Aglomerações em dias quentes, jejum prolongado, desidratação, ingestão insuficiente de alimentos salgados, esforço físico excessivo e situações de alto desgaste emocional costumam ser alguns gatilhos comuns.
Se o episódio for pontual, não há motivo para maiores preocupações. Exceto em caso de doenças graves ou relacionadas a causas cardíacas, vasculares e metabólicas, medidas comportamentais costumam evitar um desmaio. Manter-se hidratado, evitar longos períodos em pé, usar roupas leves no calor e se alimentar adequadamente são recomendações imprescindíveis.
Quando não é normal?
Quando os casos de desmaios ou tontura excessiva se repetem, ou têm sempre as mesmas situações funcionando como gatilho, é importante procurar um médico.
Pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas, sobretudo arritmias, são as que devem prestar mais atenção. O desmaio pode ser um sintoma inicial de problemas como falhas elétricas no coração (que exigem a colocação de um marca-passo) ou de síndromes vasovagais (que são menos graves, mas exigem atenção constante do paciente ao seu estilo de vida).
No caso da arritmia, o desmaio ou tontura costuma vir acompanhado de uma sensação de palpitação ou de coração disparado. Nesses casos, uma falha no funcionamento do coração faz com que o fluxo de sangue para o cérebro seja reduzido, levando ao desmaio.
No caso das chamadas síndromes vasovagais, podem ocorrer desmaios e tonturas recorrentes, sempre que a pessoa estiver exposta a algumas condições que atuam como gatilho para as crises.
O que posso fazer se sentir que vou desmaiar?
Em caso de prenúncio de tontura, manobras de contração muscular, como cruzar as pernas e apertar uma em direção a outra e cruzar os braços com força, são estratégias que podem reduzir o estado que leva à queda de pressão e à síncope.
Mas caso tenha escurecimento visual, sudorese, sensação de falecimento ou palidez, deite imediatamente. Este procedimento ajuda a estabilizar o fluxo de sangue para o cérebro e a interromper o processo que leva à perda de consciência. Se os sintomas premonitórios de síncope forem recorrentes, procure orientação médica.
É importante também levar em consideração as dicas para ajudar alguém que desmaiou:
- Certifique-se que a respiração e a pulsação estão normais;
- Chame ajuda médica, pois o paciente pode estar prestes a apresentar alguma condição cardíaca grave;
- Deite a pessoa em local confortável, de preferência de lado, para evitar engasgo em caso de vômito ou náusea;
- Verifique se houve ferimento em razão da queda;
- Se for o caso, desate a gravata;
- Mantenha o ambiente arejado e evite o calor excessivo;
- Não estimule com tapas ou jogando água no rosto.
*Com informações de reportagens publicadas em 25/02/2021 e 03/11/2022