Megapotente e letal, droga pode ter causado overdose coletiva; veja riscos

Três artistas foram encontrados mortos na última semana em um apartamento em Los Angeles (EUA). Apesar de ainda não terem revelado a causa das mortes, as autoridades locais suspeitam de uma overdose de fentanil, uma droga 50 vezes mais forte que a heroína.

O que é fentanil?

O fentanil é um medicamento da classes dos opioides. Sintético e extremamente potente, ele é utilizado clinicamente para alívio de dores intensas em casos específicos, como câncer e após cirurgias mais graves.

Como atua no sistema nervoso central, o medicamento também é utilizado também na medicina como anestésico: coloca o paciente em estado de sono profundo, em que não sente dor e relaxa. A dosagem depende do estado geral, da gravidade e da duração da intervenção.

Considerado 100 vezes mais potente que a morfina e 50 vezes mais forte que a heroína, o fentanil é perigoso não apenas por ser altamente viciante, como também por causar risco à vida mesmo com doses consideradas baixas.

Efeito oposto ao de estimulantes como a cocaína e o crack. Opioides como o fentanil agem como depressores do sistema nervoso central, diminuindo a frequência cardíaca, a pressão arterial e o fluxo de oxigênio.

Bastam 2 miligramas para levar alguém à morte. Por isso, a ministração da substância deve ser cuidadosamente monitorada por profissionais de medicina ou outros.

Substância está associada a riscos significativos de overdose quando usada indevidamente ou de forma abusiva. Se tomado de forma descontrolada como entorpecente, o fentanil pode comprometer a percepção, reduzir o ritmo respiratório, provocar estados de coma e, no pior dos casos, morte.

O fentanil também é responsável por uma grave epidemia de saúde pública nos EUA. Os norte-americanos assistem, desde o início da década passada, a uma onda crescente de mortes por overdose associadas ao uso de opioides sintéticos. O número bateu a casa dos 70 mil em 2021 —e o consumo ilegal de fentanil, segundo o CDC, agência do país que compila dados de saúde pública, seria o principal vilão.

O tráfico ilegal de fentanil chegou ao Brasil tem 2023. No entanto, não há registros de sua síntese ilegal no país. Pelo contrário, a substância é desviada do uso hospitalar, uma vez que é um anestésico amplamente utilizado.

Continua após a publicidade

O que aconteceu

Artistas foram encontrados juntos. O músico José Luis Vasquez, conhecido com The Soft Moon; o DJ John Juan Mendez; e a consultora de moda e produtora de conteúdo Simone Ling foram encontrados mortos dentro de um apartamento em Los Angeles (EUA) na última semana.

Da esquerda para a direita: José Luis Vasquez, John Juan Mendez e Simone Ling
Da esquerda para a direita: José Luis Vasquez, John Juan Mendez e Simone Ling Imagem: Reprodução / Instagram

Indícios encontrados no apartamento. Além dos corpos, a polícia também encontrou no local objetos ligados ao consumo de drogas.

As autoridades foram até o local após a mulher de Vasquez fazer um alerta. O músico havia ido à casa dos amigos, que eram casados, e passou um tempo sem responder as mensagens enviadas pela esposa.

Segundo o jornal Los Angeles Times, as autoridades suspeitam de uma overdose de fentanil. No entanto, pode levar de três a seis meses até que as causas finais das mortes sejam determinadas, afirmou o Departamento de Médico Legista do Condado de Los Angeles.

Continua após a publicidade

*Com Deutsche Welle e reportagens publicadas em 19/10/2023 e 27/12/2023

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.