BBB 24: Beatriz revela forma inusitada de fazer cocô; existe jeito certo?

Fazer cocô pode ser fácil para algumas pessoas e um sofrimento para outras. No BBB 24, inclusive, o assunto se tornou pauta entre os participantes.

Beatriz surpreendeu os colegas de casa ao revelar a forma inusitada como costuma fazer cocô dentro e fora do reality show da TV Globo: ela confessou que faz cocô de cócoras e em cima do vaso.

Eu tentei fazer sentada, mas não desce. É de família, a família inteira é assim... Minha avó tinha roça, então a gente fazia as coisas no meio do mato. Eu ia muito para a roça com meus irmãos na Bahia, não tinha banheiro na casa da minha avó.
Beatriz no BBB 24

Afinal, existe jeito certo de fazer cocô?

Ficar apenas sentado, como se estivesse em uma cadeira, não é a posição ideal para fazer cocô. O mais recomendado é ficar com os joelhos em um nível acima do quadril —em uma posição parecida com a que você ficaria se estivesse de cócoras, com o abdômen mais próximo às pernas.

O indicado, no entanto, não é ficar de cócoras em cima do vaso sanitário, já que essa posição pode causar acidentes, como desequilíbrio, quedas e até rachaduras na cerâmica do vaso.

Deixar joelho acima da linha do quadril pode ajudar, mas ficar em pé no vaso é perigoso
Deixar joelho acima da linha do quadril pode ajudar, mas ficar em pé no vaso é perigoso Imagem: iStock

Para isso, use um banco de apoio para os pés. Não precisa ser necessariamente o banco específico para usar no banheiro —você pode usar outros objetos para apoiar os pés, como uma caixa de sapato. O mais importante é deixá-lo justamente em uma altura em que o joelho fique acima do quadril, formando o ângulo perfeito para a saída das fezes, deslizando mais facilmente.

Essa, inclusive, é uma ótima opção para quem tem constipação. A posição provoca um relaxamento da musculatura do assoalho pélvico e do músculo puboretal. O resultado é que você vai fazer menos força na hora de evacuar, o que também ajuda a evitar problemas como fissuras anais e até hemorroidas.

Continua após a publicidade

Evite passar muito tempo no vaso e não faça força. Quando chegar a hora de ir ao banheiro, aproveite o momento. Não passe horas usando o celular ou lendo alguma revista ou livro. Isso porque, mesmo sem fazer força para evacuar, passar muito tempo sentado no vaso sanitário pode favorecer o surgimento de hemorroidas, segundo os especialistas.

Não segure o cocô. Deu vontade de ir ao banheiro? Vá, não deixe para depois. Se não estiver em casa, procure um banheiro e aproveite o trânsito intestinal. De acordo com os médicos, segurar o cocô não faz bem.

Mantenha hábitos saudáveis. É importante manter bons hábitos de saúde, principalmente na alimentação, ingestão de água e prática de atividades físicas.

O cenário ideal é realizar mais de três evacuações na semana. Quando o indivíduo fica com a barriga inchada ou passa mais de dois dias sem ir ao banheiro, é bom ficar atento. Às vezes, hidratação adequada e a alimentação balanceada e rica em fibras já melhoram o quadro. Em outras situações, uma consulta com profissionais de saúde será necessária.

*Com reportagens publicadas em 09/12/2019, 09/12/2021 e 15/12/2023

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.