Mariana Ferrão: Como lidar com a sensação de culpa de velhos hábitos?
De VivaBem, em São Paulo
31/01/2024 12h06
Quem nunca disse que ia abandonar um velho hábito e acabou caindo nele de novo que atire a primeira pedra. Perceber que você se rendeu ao que havia prometido deixar para trás causa vergonha e culpa, mas algumas atitudes podem ajudar a diminuir esses sentimentos ruins.
Esse é o tema do episódio desta quarta-feira (31) do quadro 'Mari vs Mari', no qual a jornalista especializada em saúde Mariana Ferrão compartilha debates internos e estratégias para cuidar da saúde mental. "Dói cair no velho hábito porque, além de ter feito algo que nos fez mal, a gente ainda tem consciência de que fez algo mal", diz.
Mariana conta que tem enfrentado "momentos difíceis" tentando mudar alguns hábitos e trans/formar pensamentos. "São padrões de comportamento que eu já não quero mais".
Padrões de comportamento, porém, às vezes estão tão "pavimentados" dentro de nós que quebrá-los custa esforço, diz a jornalista. E repeti-los pode levar à frustração. Basta pensar em uma pessoa que quer parar de comer doces, por exemplo. Apesar do prazer temporário, comer um chocolate nessas circunstâncias pode causar tristeza no fim das contas.
"Esses padrões de pensamento não estão em nós por acaso. Eles ficaram em você porque, muitas vezes, serviram pra que você chegasse até aqui. Só que a força desses padrões de pensamento é tão grande que, muitas vezes, mesmo que por um lapso de consciência a gente consiga ver que existe outra direção, a gente vai pra velha direção", diz a jornalista.
Mas como reagir no momento em que a gente toma consciência do erro? "Por experiência própria, não adianta lutar do ponto de vista racional com esses pensamentos".
Os caminhos neurais formados pelos padrões de comportamento são tão fortes, tão grandes e pavimentados que, muitas vezes, lutar do ponto de vista racional pode ser um tiro que vai sair pela culatra. Mariana Ferrão
A dica de Mariana é mais simples: sair de cena. "Nessa hora, a melhor coisa é fazer algo revolucionário do ponto de vista da quebra de tudo isso, como tomar um banho gelado ou pular durante 10 minutos. É preciso virar a página".