Mariana Ferrão: 'O que você faria se sua mãe te chamasse de 'brutamontes'?'
O que você faria se alguém te chamasse de "brutamontes"? E se esse alguém fosse a sua própria mãe? A pergunta abre o episódio desta quarta-feira (14) do quadro 'Mari vs Mari', apresentado pela jornalista especializada em saúde Mariana Ferrão, nas redes sociais de VivaBem.
Ferrão conta que ouviu o "apelido" da boca de sua mãe ao longo de toda a infância e adolescência. "Minha mãe tinha 1.50 m e eu, desde os nove anos de idade, calço 39. Aos 12, já era mais alta que ela; aos 14, eu media 1.68 m e ela reclamava quando eu a tocava, dizia que a minha estrutura óssea a incomodava, porque era pesada demais", diz.
Muitas e muitas vezes, ela me chamou de brutamontes. Essa palavra continua ecoando aqui dentro. Mariana Ferrão
A jornalista cita histórias de amigas que também tiveram a relação com seu próprio corpo afetada por "apelidos" agressivos vindos de pessoas próximas.
"Tinha uma amiga minha da adolescência que só transava com o namorado numa determinada posição, onde as pernas dela pudessem ficar esticadas o suficiente para que ele não visse as celulites que ela tinha", diz.
"E uma outra que se recusava a comer depois da balada, porque dizia que o cara que ela estava saindo já dizia que ela estava gorda demais, mas isso não resolvia o problema, porque, depois de ficar sem comer, ela sofria de compulsão alimentar".
A gente olha pro nosso corpo através daquilo que a gente enxerga numa lente repleta de defeitos. Quando a gente vai trocar a nossa lente? Mariana Ferrão
Com vídeos novos toda segunda e quarta, 'Mari vs Mari' é um quadro do perfil do Instagram de VivaBem (@vivabem_uol), em que a jornalista Mariana Ferrão tem debates internos e compartilha relatos pessoais e estratégias para cuidar da saúde mental.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.