'E se eu lambesse o sabonete?' O que são os pensamentos que surgem do nada

Ter vontade de gritar em um ambiente silencioso, de lamber um sabonete com cheiro de fruta ou de jogar o celular pela janela —tudo isso "do nada", sem qualquer motivo aparente.

Você provavelmente já passou por alguma situação parecida —e, talvez, nem saiba que isso tem nome: pensamento intrusivo. Eles se intrometem na cabeça humana e podem assustar, apesar de, na maioria das vezes, não se concretizarem.

No TikTok, diversos vídeos abordando o assunto ou até mesmo "encenando" como é reagir aos pensamentos intrusivos surgiram nos últimos meses.

Eu fecho a janela exatamente para não deixar meus pensamentos intrusivos ganharem.
comentou uma mulher em um vídeo

Eu sou manicure. Tem hora que eu penso: 'e se eu arrancasse o dedinho com alicate?'
completou outra

Uma das melhores coisas que a internet me deu foi descobrir sobre pensamento intrusivo. Eu real achava que era maluca e nunca tinha falado com ninguém sobre isso porque tinha pânico de alguém descobrir.
afirmou uma terceira em um vídeo publicado na rede social

O que são pensamentos intrusivos

São ideias angustiantes que surgem sem motivo. Os pensamentos intrusivos aparecem repentinamente, como empurrar alguém na rua. "No geral, esses pensamentos são completamente normais e qualquer pessoa está suscetível a tê-los em algum momento", avalia o psiquiatra Antônio Geraldo, presidente da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Quando passa a ser um problema? "Se for algo recorrente, sem controle e que gere sofrimento ou seja incapacitante, pode ser um sintoma de doença mental, como transtornos ansiosos. Quando eles causam prejuízos, a doença que os gera precisa ser tratada adequadamente."

Continua após a publicidade

Pode ser sinal de transtorno de ansiedade. Segundo o psiquiatra, os pensamentos intrusivos são um dos principais sintomas dos transtornos de ansiedade, mas precisam estar associados a outros sintomas —ou seja, apenas os pensamentos não fecham um diagnóstico. "É importante investigar se eles têm relação com algum transtorno mental. Um médico psiquiatra fará o diagnóstico e indicará o tratamento ideal."

É diferente de pensamento obsessivo. "Um pensamento é intrusivo quando ele surge do nada, sem a vontade da pessoa, quando ele simplesmente se intromete no meio dos outros pensamentos. Se este pensamento persistir, ele passa a ser um pensamento obsessivo."

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.