Começar as refeições pela salada ajuda mesmo a emagrecer?
Esta é a versão online para a edição desta segunda-feira (04/03) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins gratuitamente e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.
Você já deve ter ouvido que comer primeiro a salada ajuda a perder peso e ter saúde. Mas isso é realmente verdade?
Sim, um número crescente de pesquisas indica que iniciar a refeição pelas verduras e os legumes estimula a produção de hormônios que promovem a saciedade, o que faz com que você coma menos, perca peso e ganhe saúde.
Num desses estudos, pessoas que comeram primeiro os vegetais e deixaram os carboidratos (arroz, macarrão, pão) para o final tiveram uma redução da glicemia (nível de açúcar no sangue), da gordura corporal e da pressão arterial em longo prazo, o que ajuda a minimizar riscos de problemas como diabetes, infarto, AVC e obesidade.
Como montar uma salada saudável
A possibilidade de combinações de ingredientes é infinita e eles podem mudar de acordo com o que você mais gosta de comer e com o que está disponível na feira e no mercado. Quanto mais diversificada a salada, melhor:
Use folhas (alface, rúcula, agrião), vegetais crus (tomate, pimentão, cenoura, pepino) e cozidos (beterraba, brócolis, abóbora)
Sempre que possível, adicione um mix de sementes (girassol, chia, gergelim), que são fontes de gordura boa, nutriente que também contribui para a saciedade.
Para reduzir o uso de sal, aposte em ervas e especiarias naturais, e inclua uma pequena quantidade de azeite extravirgem.
Quer emagrecer de forma saudável?
Assinantes UOL têm acesso a 250 Cardápios para Emagrecer, com receita e lista de compras da semana, para organizar as refeições e seguir a dieta à risca.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.