Beber durante as refeições atrapalha dieta e pode engordar; evite erros
Esta é a versão online para a edição desta segunda-feira (22/04) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins gratuitamente e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.
Tomar água, suco ou refrigerante durante as refeições é um hábito comum. Mas sabia que isso pode atrapalhar sua alimentação e dificultar o emagrecimento ou até fazer você engordar?
O primeiro motivo é óbvio. Muitos refrigerantes e sucos são bebidas cheias de açúcar, que em excesso não faz bem e engorda, pois adiciona calorias desnecessárias às refeições.
Além disso, os mecanismos de saciedade do nosso organismo não reconhecem tão bem calorias líquidas. Ou seja, você consegue tomar facilmente três, quatro, cinco copos de suco ou refrigerante (e ingerindo muitas calorias).
O outro ponto é que consumir líquido durante a refeição também atrapalha o processo de digestão, permitindo que os alimentos sejam engolidos mais facilmente sem estarem devidamente mastigados, como explicou a nutricionista Verônica Laino, colunista de VivaBem.
Mastigar bem os alimentos e comer devagar, sem "empurrar a comida com líquidos", é importante para que o cérebro tenha tempo de reconhecer os sinais de saciedade. Isso evita que você coma mais do que o necessário.
Não é proibido
Laino pontua que uma quantidade pequena de bebida durante a refeição (cerca de 200 ml) geralmente não é prejudicial.
Caso queira tomar algo enquanto come, só ingira o líquido depois de mastigar bem e engolir os alimentos. E limite a bebida a um copo, optando pelas sem calorias ou pouco calóricas, por exemplo:
- água com ou sem gás (a melhor opção)
- suco de limão, morango ou maracujá sem açúcar (pode usar adoçante)
- refrigerante zero (cuidado, a bebida não é saudável e, mesmo que não tenha calorias, deve ser evitada)
Quer ter uma boa alimentação e perder peso de forma saudável?
Assinantes UOL têm acesso a 250 Cardápios para Emagrecer, com receita e lista de compras da semana, para organizar as refeições e seguir a dieta à risca.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.