Mari vs Mari: Casca de ovo para calvície? Cuidado com receitas de internet
No episódio da última sexta-feira (19/4) do quadro 'Mari vs Mari', a jornalista e palestrante de saúde mental Mariana Ferrão compartilhou um texto autoral sobre um homem calvo que, depois de testar uma receita inusitada para ter mais cabelos, acabou ganhando um galo na cabeça. Ela aproveita a história fictícia para fazer um alerta sobre o perigo das "receitas milagrosas" que circulam nas redes sociais.
Mariana conta que escreveu o conto há quase 20 anos. "Esse conto é uma brincadeira, mas acho que hoje em dia ainda faz muito sentido, para que a gente possa se lembrar de não acreditar especialmente nessas receitas malucas que prometem melhorar a nossa qualidade de vida, a nossa saúde ou até a nossa calvície", diz ela.
Na história, a esposa de um homem vê em um programa de TV uma receita que promete trazer de volta "mais cabelo do que jamais sonhou ser possível na cabeça". Basta quebrar os ovos estalados sobre o couro cabeludo e deixar a mistura —fios, gemas, claras, cascas— agir por 30 minutos.
O resultado: ao seguir as instruções, o homem acabou causando um hematoma em si mesmo. E não ganhou um fio sequer de cabelo.
O ovo é uma importante fonte de proteínas e biotina, dois nutrientes essenciais para estimular a produção de queratina, a proteína que protege e preserva os nutrientes dentro dos fios de cabelo. No entanto, o alimento não pode ser considerado um "remédio" para a calvície, que tem vários tipos e demanda tratamentos específicos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.