Neurite óptica: condição de Felipe Simas pode ser sinal de doença autoimune
De VivaBem*, em São Paulo
30/04/2024 19h52
O ator Felipe Simas contou que foi diagnosticado com neurite óptica. Essa é uma condição que causa alterações e pode até levar à perda total da visão, caso não seja tratada.
Em um vídeo, Felipe Simas alertou que a neurite óptica pode ser um sinal de uma doença autoimune, a neuromielite óptica —ele disse, no entanto, que não foi diagnosticado com neuromielite óptica.
Entenda a neurite óptica
A neurite óptica é a inflamação do nervo do olho (ou o nervo óptico). Há algumas causas associadas a ela, sobretudo infecções virais e doenças autoimunes como a esclerose múltipla e neuromielite óptica.
Em geral, a pessoa retoma a visão aos poucos. Remédios corticoides ajudam no tratamento.
No caso de Simas, ele achou que problemas na vista eram apenas cansaço. "Meu olho direito estava bastante embaçado, não conseguia focar no centro da visão e estava todo manchadinho ao redor", disse, em vídeo publicado nas redes sociais ao lado da mulher, a influenciadora Mariana Uhlmann.
E o que é neuromielite óptica?
É uma doença rara e sem cura, conhecida pela sigla NMOSD, em que as células de defesa do corpo atacam o próprio sistema nervoso central. Essas investidas acontecem nos nervos ópticos, causando perda de visão, e na medula espinhal, tendo como consequência desde uma redução de força à paralisia. Não é possível apontar quem terá um primeiro surto e quais serão os sintomas exatos, mas os principais costumam ser:
- Dormência nas pernas, nos braços e/ou no rosto;
- Fraqueza;
- Dificuldade ao andar;
- Alterações na urina (como demora para conseguir urinar mesmo com vontade, ou desejo urgente de fazer xixi);
- Constipação intestinal;
- Dificuldade de enxergar (vista embaçada em um dos olhos ou nos dois)
*Com informações de reportagem publicada em 08/12/23 e do Blog da Lúcia Helena de 14/03/23.