Caminhar pelo quarteirão faz bem à saúde; saiba motivos surpreendentes
Se para você praticar alguma atividade física é sinônimo de treino chato, falta de tempo, cansaço e até gasto de dinheiro, saiba que esses não são motivos para não colocar o corpo em movimento. A caminhada é uma alternativa simples e de baixo custo, já que pode ser praticada a qualquer hora e lugar, sozinho ou em grupo.
Benefícios da caminhada
- Manter o seu peso adequado
- Melhorar o seu estado de saúde
- É um exemplo de atividade aeróbica que melhora o condicionamento físico e ajuda na função cardiovascular
- Tem a capacidade de reduzir a pressão arterial, os níveis de colesterol e atua na prevenção de algumas doenças crônicas não transmissíveis
- Após a refeição ajuda no controle glicêmico de pacientes com diabetes tipo 2
- Previne osteoporose, doenças cardíacas, cânceres de ovário e mama e distúrbios do sono
- Sob o aspecto emocional, ela é uma ótima opção para aliviar o estresse e os sintomas da ansiedade e depressão
- Ajuda a estabelecer conexões sociais, importantes para o bem-estar
Quer dizer, não existe isso de 'se você fizer tantos mil passos sua saúde irá bem e, se fizer menos do que isso, ela irá mal. Antes, até havia aquele pensamento de que, se alguém andasse 9.900 passos, nada de tão bom lhe aconteceria. Agora sabemos que fazer qualquer movimento na rotina é muito melhor do que ficar parado Eduardo Lima, cardiologista e professor colaborador da Faculdade de Medicina da USP
Técnicas para fazer caminhada
1 - Caminhe por um percurso verde
Rodeada de árvores, a pessoa se afasta de fatores estressantes e fica mais confortável, além de que no ambiente natural a atenção não é dirigida — diferente de olhar para uma tela de celular ou ficar no trânsito, por exemplo.
A atenção é captada de forma suave por algo que nos atrai pela beleza. Assim, a natureza permite que os mecanismos que sustentam a atenção dirigida descansem e se recuperem, à medida que percebemos sem esforço o ambiente que nos rodeia.
2 - Estacione o carro longe do trabalho
Você não precisa estacionar na porta do seu trabalho, basta parar há alguns metros de distância. Já parou para pensar nos benefícios que essa pequena mudança pode trazer a longo prazo?
Se você não tem carro, pode escolher descer uma ou duas paradas ou estações antes da sua. Assim, você também se obriga a andar um pouco e já garante o primeiro movimento do dia. Nesse caso é importante apenas estar atento à segurança, como andar em locais iluminados e movimentados.
3 - Caminhe enquanto conversa
É muito prazeroso chamar alguém para dar uma caminhada, ou encontrar vizinhos caminhando e colocar o papo em dia. Enquanto o papo se desenrola, você estará com o corpo em movimento. Com certeza nem vai dar para sentir o tempo passar.
4 - Crie playlists animadas e motivadoras
Outra tática para deixar sua atividade mais empolgante é ouvir música. Você pode até estabelecer uma quantidade específica de faixas na playlist para delimitar quando começa e termina sua caminhada. Podcasts e rádios, disponíveis em vários aplicativos e sites gratuitos, também podem ser grandes aliados no percurso.
5 - Faça um calendário da sua evolução
Estabeleça metas diárias, semanais ou mensais e marque os dias de caminhada no calendário. Inicialmente, a proposta pode ser de se movimentar apenas 10 minutos por dia e depois ir aumentando.
Com o tempo, o seu corpo se acostuma com aquela atividade e ela passa a ser um hábito. Lembra daquelas anotações? Elas vão mostrar de forma concreta a sua evolução. Isso aumenta ainda mais a motivação para não desistir.
*Com informações de reportagem publicada em 01/10/2019, 31/07/2023 e 02/11/2023
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.