Se eu emagrecer rápido, fico flácido? Só cirurgia resolve pele sobrando?
Ao perder peso muito rápido, provavelmente a pele de algumas regiões do corpo ficará mais fina e envelhecida. Isso acontece porque, quando o excesso de gordura é eliminado, as fibras elásticas e colágenas que dão suporte ao tecido perdem sua capacidade de retração e ele se torna flácido.
Todo o corpo sofre com a flacidez, mas algumas áreas são mais suscetíveis, como braços, coxas, glúteos, abdome e rosto.
Essa flacidez, claro, varia com a idade, hidratação da pele, predisposição genética, alimentação e exposição solar.
Dá para evitar flacidez?
Para evitar a flacidez durante o emagrecimento, principalmente quando ocorre uma perda de peso rápida, é importante adotar uma abordagem equilibrada. Isso inclui combinar uma dieta saudável com exercícios físicos regulares, especialmente treinamento de força, que ajuda a tonificar os músculos e a sustentar a pele à medida que você perde peso.
Além disso, manter a hidratação adequada e cuidar da pele com cremes hidratantes também pode ajudar a melhorar a elasticidade da pele, assim como o uso de bioestimuladores de colágeno.
Vale lembrar que manter uma dieta balanceada também contribui para evitar e até mesmo reduzir a flacidez da pele.
Além disso, importante reforçar que o emagrecimento saudável e sustentável é sempre a melhor abordagem. Isso não só reduz o risco de flacidez, mas também promove uma melhor saúde geral. Sem esquecer que quando a perda de peso é muito rápida, você não tem tempo necessário para se adaptar à nova realidade de alimentação e gastos calóricos.
Por isso, é importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de emagrecimento, para garantir que seja seguro e adequado às suas necessidades individuais
Tecnologias disponíveis
Caso você já esteja com a pele flácida, existem alguns tratamentos que podem ajudar a derme a ficar mais firme. São eles:
Bioestimuladores de colágeno;
Preenchedores;
Radiofrequência;
Terapia a laser.
Quando a cirurgia se faz necessária?
Os tratamentos não invasivos citados têm maior efeito na flacidez de grau leve e moderado. Quando ela é intensa, especialmente em pacientes obesos que perdem grande quantidade de peso, é indicado o tratamento cirúrgico. Antes de optar pela cirurgia, é imprescindível buscar orientação médica e discutir todas as possibilidades.
Fontes: Isis Ismael Lacerda, cirurgiã plástica do HUAC-UFCG (Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande), ligado à Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Nathany Ribeiro, nutróloga na clínica Dra. Nattány, em Goiânia; Paulo Roberto Becker Amaral, cirurgião plástico do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
*Com informações de matéria publicada em 01/11/2017
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.
Deixe seu comentário