Mariana Ferrão: Quais relações da sua vida são, de fato, 'orgânicas'?
Existem situações e relacionamentos que se encaixam tão bem em nossas vidas a ponto de parecerem quase uma parte intrínseca a nós. Já outras, não importa o quanto "empurremos", não fluem de jeito nenhum. É importante perceber isso para entender aquilo que é saudável para cada um, diz Mariana Ferrão no episódio desta quarta-feira (15) do quadro 'Mari vs Mari', nas redes sociais de VivaBem.
A reflexão surge depois que a jornalista e palestrante em saúde mental visita o Rio Espalhado, na Chapada Diamantina (BA). O guia que acompanha o grupo em que ela estava explicou que toda a espuma do rio é considerada matéria orgânica.
"Quando a gente usa o termo orgânico, como em 'conteúdo orgânico' ou 'marketing orgânico', a gente quer falar sobre algo que acontece quase que naturalmente, que a gente coloca no mundo sem muito esforço", diz Ferrão.
"E, ao observar essa espuma, a gente percebe que não tem fora, não tem dentro: ela vai se ajeitando, se amoldando. Às vezes, um pedaço maior de espuma entra nesse desenho e, imediatamente, ele já fica assim: orgânico. Parece que incorporou uma coisa na outra".
E a reflexão que eu tiro disso aqui é: quais são os elementos, as relações, as situações da sua vida que, de fato, entram e se adaptam e já parecem incorporadas? E quais são aquelas que, por mais que você tente colocar pra dentro, parece sempre que tem uma aresta ali que fica impedindo, você tenta empurrar, mas o negócio não vai? Mariana Ferrão
Com vídeos novos às quartas, "Mari vs Mari" é um quadro do perfil do Instagram de VivaBem (@vivabem_uol), em que a jornalista Mariana Ferrão tem debates internos e compartilha relatos pessoais e estratégias para cuidar da saúde mental.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.