Quantos dias devo ir à academia para obter resultados?
Colaboração para VivaBem
15/05/2024 13h29
As pessoas frequentam a academia com diferentes objetivos: emagrecer, ganhar músculos ou simplesmente manter a saúde. O formato de treino, as cargas usadas e os tipos de exercícios mudam bastante para cada um deles. Veja abaixo recomendações sobre a frequência na atividade física para algumas das metas mais comuns.
Para manter o bem-estar: de 3 a 5 vezes
Se sua ideia é apenas espantar o sedentarismo para ter bem-estar e ficar longe de doenças como infarto e AVC, você não precisa "bater ponto" na academia todos os dias.
Relacionadas
Segundo o American College of Sports Medicine, realizar cinco sessões de 30 minutos de atividade física moderada já é suficiente para ter saúde. E ainda é possível garantir o mesmo benefício em três treinos de 20 a 60 minutos de exercício vigoroso.
Correr três vezes por semana, por exemplo, já é o bastante para proporcionar benefícios como a redução da frequência cardíaca em repouso - que diminui o risco de problemas no coração - e evitar o desenvolvimento de diabetes Murilo Alves de Souza, educador físico e professor da academia Bodytech
Adicionar a isso dois treinos de musculação vai ajudar na manutenção da massa magra, melhorar a postura e reduzir o risco de lesões, garantindo a você um corpo ainda mais saudável.
Para emagrecer: de 3 a 7 vezes
O processo é muito mais complexo do que isso, mas, basicamente, para emagrecer você precisa gastar mais calorias ao longo do dia do que consome Paulo Roberto Correia, fisiologista do exercício e genética do esporte da Unifesp
Como a atividade física proporciona um aumento no gasto calórico tanto durante o exercício quanto nas horas seguintes ao treino - pois o organismo precisa de muita energia para recuperar os danos causados pelo esforço -, três a sete dias de atividade por semana podem ajudar a conseguir bons resultados na balança.
A variação é grande porque o número de sessões depende da intensidade de cada treino. Se investir em exercícios de alta intensidade, o indicado é malhar dia sim e dia não, para dar tempo para o corpo se recuperar. Agora, caso o exercício seja leve, é possível até treinar todos os dias. Busque orientação de um educador físico para encontrar o melhor plano para você.
É fundamental lembrar que, sem uma dieta adequada, vai ser muito difícil alcançar seu objetivo mesmo malhando todos os dias.
Para aumentar os músculos: de 4 a 7 vezes
O foco é a hipertrofia ou ganho de força? O número de vezes que você vai à academia depende da divisão do formato do seu programa de musculação (A,B; A,B,C; A,B,C,D etc.), mas já é possível obter bons resultados com três treinos —sendo que o mais indicado geralmente é quatro ou cinco. Algumas pessoas chegam a malhar sete vezes.
Segundo Ronie Hornos, coordenador de esporte e educação física do Colégio Presbiteriano Mackenzie, em São Paulo, o mais importante é respeitar o tempo de descanso que um grupo muscular precisa para se recuperar - por isso, você não deve fazer em dias seguidos exercícios que trabalham o bíceps (ou pernas, costas, peito), por exemplo. "Para evoluir, nosso corpo obedece ao processo de supercompensação, isto é: estresse, repouso e adaptação, inclusive com o sistema muscular", esclarece Hornos.
É durante o repouso que acorre a regeneração e construção muscular, e é quando o nosso corpo se recupera energeticamente para que tenhamos ânimo e disposição para o próximo treino Cau Saad, professora de educação física e pós-graduada em metodologia do treinamento específico
E saiba que existem músculos que são trabalhados mesmo quando você faz movimentos focados em outras partes do corpo. O bíceps e os ombros, por exemplo, são recrutados nos exercícios para as costas. Portanto, lembre-se, a orientação de um educador físico é fundamental para você acertar nos treinos.
Para avançar na corrida: de 3 a 4 vezes
Quem busca melhorar o tempo nos 10 km ou completar uma meia maratona (21,097 km), deve cumprir uma planilha de três a quatro vezes na semana.
O importante também é respeitar um intervalo de recuperação entre os treinos, que pode variar de 24 horas a 72 horas Cristiano Parente, professor e coach de educação física e especialista em fisiologia do exercício pelaFaculdade de Medicina da USP
No caso da corrida, até é possível treinar em dias seguidos, desde que depois de um treino forte você faça um bem leve.
*Com informações de reportagem publicada em 24/08/2018