Minha próstata inchou e minha libido diminuiu; os problemas têm relação?
Não existe relação entre os problemas, mas eles podem ocorrer concomitantemente, principalmente se você tem mais de 40 anos.
O aumento benigno da próstata, ou hiperplasia prostática benigna, acontece com todos os homens em intensidade e velocidade variáveis. Ele se inicia em torno dos 40 anos e não tem relação com o câncer de próstata e não se transforma nele.
Os sintomas da hiperplasia são:
Jato fraco
Aumento da frequência urinária noturna
Esvaziamento incompleto da bexiga
Mas pode ser que você não tenha sinais, o que é bem comum de acontecer.
O tratamento depende da interferência dos sintomas na sua qualidade de vida, mas geralmente são indicados medicamentos via oral ou até mesmo cirurgia.
Já a redução da libido acontece normalmente com o envelhecimento e está associada a questões psicológicas, como problemas financeiros, de relacionamento, tédio pela rotina, problemas de intimidade, insegurança sexual ou ansiedade relacionada à performance sexual.
Outra causa associada à queda de libido é a deficiência de testosterona, o hormônio masculino, mas vale ressaltar que é muito menos frequente.
O tratamento da baixa libido deve ser multidisciplinar, preferencialmente envolvendo urologista e terapeuta sexual, com investigação ampla, tanto da parte física como da parte psíquica do paciente.
Vale saber, aliás, que o uso de hormônio masculino (testosterona) para tratamento de baixo desejo sexual deve ser extremamente criterioso. Do contrário, o custo a longo prazo pode ser extremamente negativo e até irreversível —o corpo se torna dependente do hormônio e para de produzi-lo.
Fontes: Gino Pigatto Filho, urologista do Hospital São Marcelino Champagnat, em Curitiba; Marcos Flávio Rocha, chefe do serviço de urologia do HGF (Hospital Geral de Fortaleza) e especialista em uro-oncologia e cirurgias robóticas e laparoscópicas; Rafael Campos, urologista do HU-UFMA (Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão), unidade da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) em São Luís.
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.
Deixe seu comentário