366 maratonas em um ano: o projeto que fez brasileiro entrar no Guinness

O brasileiro Hugo Farias entrou para o Guinness Book por correr uma maratona (42,195 km) por dia ao longo de 366 dias —um ano. Ele é o homem que mais correu a distância por dias consecutivos no mundo. Em 2023, Hugo falou a VivaBem sobre o seu projeto.

Comecei a refletir sobre o uso do meu tempo. Às vezes eu trabalhava mais de 10, 12, 14 horas. Comecei a refletir sobre onde isso ia me levar, independentemente do salário, de realização profissional, e se era isso que eu queria. Cheguei à conclusão de que não.
Hugo Farias, ao UOL

Hugo tem 44 anos e mora em Americana (SP). Depois de trabalhar por 22 anos no setor privado —18 deles em uma multinacional na área de tecnologia, em que chegou a ter cargo executivo—, ele resolveu dar uma pausa na carreira e recalcular a rota.

Como era o projeto?

Projeto ganhou o nome "Propósito". Atleta de triátlon desde 2020, seu último dia de trabalho em escritório foi em 18 de maio de 2022. Desde então, se dedicou a estruturar o projeto. No dia 28 de agosto, começou a correr 42,195 km todos os dias.

Da Argentina ao Alasca. Ao final do desafio, a distância percorrida por Hugo foi de mais de 15 mil quilômetros —o equivalente a correr da Argentina ao Alasca a pé. No entanto, a maioria das suas maratonas foram completadas na sua cidade ou em São Paulo.

26 pares de tênis foram usados. E 10 deles foram aposentados no processo. Hugo contou que seus critérios de escolha para o calçado envolviam conforto e estabilidade —ele não precisava de algo tão responsivo, porque seu foco não era performance. "Não corro por tempo ou com pressa de acabar", disse na época.

Lesão no meio do caminho. Após cinco meses do início do projeto, Hugo lesionou a virilha. As corridas se tornaram caminhadas durante cinco dias, levando o dobro do tempo para serem concluídas. O processo de recuperação ativa durou um mês.

Continua após a publicidade

Acompanhamento médico. Hugo contou com o apoio de 11 profissionais ao longo do processo: fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, preparadora física, dois treinadores de corrida, dois ortopedistas, gastro, cardiologista e um pesquisador do Incor, da USP.

Propósito além da corrida. Hugo ressaltou que um projeto dessa magnitude envolveu muitos cuidados com a saúde e que nem todo mundo está apto ou precisa correr uma maratona por dia, como ele fez. Seu foco sempre foi outro: inspirar pessoas.

É um projeto de corrida, mas não é só isso. É um projeto que fala sobre acreditar em você, acreditar que pessoas comuns são capazes de fazer coisas incríveis.
Hugo Farias, ao UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes