Tem tremeliques durante o sono? A culpada pode ser a posição que você dorme

Você dorme ao lado de alguém que "treme" durante o sono ou já foi avisado sobre seus próprios espasmos? Saiba que isso é bastante comum e deve ser alvo de atenção apenas se causar transtornos no dia a dia.

Alguns deles ficam só no início da noite e depois somem, não costumam atrapalhar de maneira significativa. Outros podem ocorrer a noite inteira e, portanto, podem atrapalhar a qualidade de sono. Mas é importante dizer que a maioria desses 'tremores' são benignos, ou seja, não estão ligados a uma doença.
explicou Dalva Poyares, neurologista especialista em medicina do sono, a VivaBem

A médica, que também é pesquisadora do Instituto do Sono, destaca que esses tremeliques, também chamados de "empurrões hipnagógicos", não têm uma "cura" certeira, mas que a posição durante o sono pode influenciar na frequência com que eles acontecem. Se eles fizerem com que a pessoa acorde durante a noite, por exemplo, o ideal é procurar um especialista.

E qual posição evitar?

Evitar dormir de barriga para cima. "Dormir de lado é mais aconselhado e pode, segundo alguns relatos, ajudar nesse distúrbio."

Ter hábitos que não fragmentem o sono. "Você deve comer um pouquinho mais cedo, guardar umas duas horinhas entre a última refeição e a hora de dormir e ter um ambiente, na medida do possível, silencioso e limpo."

Uma hora antes de dormir, relaxe. "E é recomendado permanecer ativo durante o dia, não ficar cochilando. Claro que isso pode acontecer quando a pessoa dorme muito pouco e quer compensar o sono, mas é bom pra evitar essa privação de sono no longo prazo."

Se você acorda cansado com frequência, procure um médico. "Se atrapalha o seu dia e você acorda cansado ou com algum tipo de dor, é interessante buscar um especialista."

Se espasmos acontecem nas pernas, alerta é maior

A neurologista detalha que o movimento constante das pernas, principalmente se acontecer fora do início do sono, pode ser indicativo de problemas associados, como o bruxismo, que é o apertamento dos dentes.

Continua após a publicidade

"Então, às vezes, a pessoa acorda com a musculatura do rosto doendo ou cansada. E isso também pode ser tratado. Existem vários sintomas dos distúrbios de movimento do sono, que são mais clinicamente significativos, e outros que não têm um significado clínico e não necessitam de um tratamento específico."

Deixe seu comentário

Só para assinantes