Escova de dente, pano de chão, bebê: o que pode lavar na pia da cozinha?
No Brasil soa incomum, mas a prática de lavar itens de higiene pessoal, coisas sujas e até crianças pequenas em cubas de pias de cozinha existe em algumas partes do mundo e por diferentes questões. Pode ser um hábito da cultura local, motivado por economia, oferta de água quente em torneiras, tradição e praticidade.
Mas quando cenas do tipo circulam nas redes sociais, quem as compartilha precisa estar preparado para um tsunami de comentários, sobretudo no que diz respeito à preocupação com a higiene. Como o influenciador digital Martin Spinoza, do México, que em 2023 foi criticado por lavar louças e sua bebê, juntas, na pia.
Usuários do TikTok afirmaram que a pia com restos de comida poderia causar infecções na menina. E que a menina mergulhada ali também inutilizou a água represada para lavar louça. Além disso, outros apontaram que a área continha produtos químicos e objetos com potencial de quebrar e ferir o bebê.
Mas e os médicos, o que dizem sobre isso?
Banho do bebê é na banheira
Nelson Douglas Ejzenbaum, pediatra da AAP (Academia Americana de Pediatria), é bem categórico sobre o local certo para se dar banho em crianças pequenas. "É melhor na banheira até os dois anos de idade, quando começam a ficar de pé e se sustentar. Se isso ocorrer antes, com um ano, até pode ser no chuveiro."
E por que não na pia da cozinha? Para além dos motivos apontados pelos comentários no TikTok e, de fato, coerentes, é que mesmo limpa, a pia pode ter alguns tipos de germes e bactérias nocivos à saúde.
Fora isso, por segurança, não é indicado dar banho em bebês em locais elevados, utilizando água fria ou debruçado, com bebês no colo.
A pele do bebê é sensível e só deve entrar em contato com sabonete e xampu específicos.
Nelson Ejzenbaum, pediatra
Segundo o pediatra, após a utilização da banheira, o recipiente deve ser limpo com água e sabão e secado para que não permaneça com resquícios de sujidades, pele, cosméticos e microrganismos.
Escova os dentes na cozinha?
Embora a pia da cozinha esteja frequentemente próxima à área onde as refeições são preparadas e consumidas, ou da porta principal dos lares, sendo assim mais conveniente para algumas pessoas escovar os dentes lá, esse hábito não deve ser encorajado, defende o dentista José Todescan Junior, especialista em endodontia pela USP.
Escovar os dentes na pia da cozinha apresenta riscos tanto para a saúde bucal quanto para o que vai na pia, sendo um dos principais problemas a contaminação cruzada (ou seja, a transferência de microrganismos que podem causar doenças de um local contaminado para outro que não está contaminado).
José Todescan Junior, dentista
Embora existam preocupações sobre a transmissão de doenças como hepatite B, rinovírus (resfriado), gripe ou herpes pela saliva, o problema maior seria deixar a escova sobre a superfície molhada e ainda suja da pia. Mas seja qual for o local em que se apoie, após o uso a escova deve ser limpa e guardada a seco e em pé num espaço protegido e arejado para evitar o crescimento de bactérias.
Se usou no chão, nem pensar!
Em alguns países da Europa, como a Irlanda, é comum lavar panos de limpeza usados e até solas de sapato em cubas de pias e box do banheiro. Isso porque geralmente não há tanques ou áreas de serviço nas casas de lá. Geralmente, a roupa suja também é levada para a cozinha, onde costuma ficar a lavadora.
Mas higienizar coisas sujas e do chão na pia da cozinha não é seguro, como explica Sylvia Lemos, infectologista e professora da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). "Há risco de infecções, alergias e intoxicações."
Segundo a médica, acabam dentro delas todo tipo de sujeira, como resíduos de fezes de animais e substâncias tóxicas, presentes em asfalto.
Como é costume brasileiro ter tanque de lavar instalado na lavanderia, prefira limpar tudo o que for usado no chão nele. "Ou em uma área externa, com o auxílio de balde ou bacia para evitar contaminação", reforça Sylvia.
Mas, atenção: isso não isenta as pias da cozinha e do banheiro de serem higienizadas regularmente.
Saiba o que realmente pode ser lavado na pia da cozinha
- Talheres, pratos, copos, recipientes e utensílios, como panelas e frigideiras.
- Tábuas de corte, sobretudo após contato com alimentos crus. Evite deixar as de madeira muito tempo na água, imersas ou encharcadas, para não danificarem. Após a lavagem, seque-as bem para evitar umidade e acúmulo de bactérias.
- Escorredores, rodinhos e esponjas, que devem ser trocadas toda semana, ou imediatamente se estiverem muito encardidas, desgastadas ou com odor forte.
- Frutas, verduras e legumes crus e com casca, em água corrente, para remover impurezas. No entanto, essa é apenas uma limpeza superficial. A recomendação é mergulhá-los numa bacia com a mistura de um litro d'água e uma colher de sopa de hipoclorito de sódio por 15 minutos. Depois, enxágue e seque antes de guardar.
- Ovos, se necessário. Se quebrá-los na pia, limpe no mesmo momento, pois se houver salmonela na casca ou no conteúdo, ela pode contaminar a pia inteira.
Quanto às carnes cruas, evite lavá-las na pia, pois podem espalhar bactérias. O ideal é manipulá-las diretamente na panela ou assadeira. Também não lave panos de prato na pia e nem os estenda úmidos sobre a louça limpa.
Despejar óleos e gorduras diretamente no ralo também é contraindicado, pois pode causar entupimentos e prejudica o meio ambiente. Transfira o conteúdo para uma garrafa pet e leve a um ponto de coleta e reciclagem.
Deixe seu comentário