Gastroenterite: o que é a doença que fez Lulu Santos cancelar shows
O cantor Lulu Santos passou mal e ficou internado por causa de uma gastroenterite aguda, que o impediu de se apresentar neste final de semana em dois festivais: João Rock, em Ribeirão Preto, e no Salve o Sul, em São Paulo. O cantor recebeu alta hoje.
O que é gastroenterite
Famosa virose. A gastroenterite afeta o estômago e o intestino, e é caracterizada por uma inflamação aguda provocada por vírus (a famosa "virose") ou bactéria e costuma evoluir rapidamente. Também pode ser chamada de gastroenterocolite.
Sintomas aparecem "de uma hora para outra". Náuseas, vômitos, cólicas fortes e diarreia são os principais sintomas. Outros menos comuns podem ser tontura, mal-estar e febre baixa. Quando provocada por bactéria, provoca febre alta e diarreia com sangue. Segundo especialistas, os sintomas aparecem "do nada" e de uma só vez.
Pode ser provocada por vírus ou bactérias, que acabam sendo transmitidos por meio de água ou alimentos contaminados. Médicos reforçam a importância de se observar os alimentos consumidos. Hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos antes das refeições, também devem ser mantidos.
Quadro dura até cinco dias. A inflamação costuma durar entre três e cinco dias, mas os sintomas —principalmente a diarreia — podem permanecer por até 15 dias. O mais comum é que o quadro regrida sozinho. Não há remédios para curar o problema, apenas para amenizar os sintomas.
Como controlar a doença? Medicamentos como probióticos, remédios para enjoo e a ingestão de líquidos e alimentação leve costumam ajudar na recuperação nos primeiros dias. Mas se o vômito e a diarreia continuarem por mais de três dias, é importante procurar ajuda médica. A perda de líquidos pode levar a um quadro de desidratação.
Controle no hospital. Neste caso, são aplicados remédios para conter a diarreia e ainda hidratação com soro pela veia. Se a inflamação tiver causa bacteriana, o médico pode optar por recomendar o uso de antibióticos. Idosos e bebês precisam de atenção especial, já que, por conta da imunidade baixa, podem apresentar complicações.
*Com informações publicadas em 03/01/22
Deixe seu comentário