Evite erros que atrapalham o ganho de músculos após os 40 anos
Esta é a versão online da edição desta quarta-feira (12/06) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins gratuitamente e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.
Ter um bom percentual de massa muscular é importante para a saúde e para envelhecer bem. Mas, conforme o tempo passa, fica mais difícil ganhar e manter os músculos, especialmente depois do 40 anos.
Isso ocorre por causa de mudanças hormonais no nosso organismo, que começam a se acentuar nessa fase da vida. Mas, treinando do jeito certo, dá para você obter um bom nível de hipertrofia na meia-idade.
Veja erros que você deve evitar na academia para ganhar músculos depois dos 40 anos:
1. Focar só nos exercícios aeróbicos Correr, pedalar e nadar é importante para a saúde cardiovascular. Mas para ganhar músculos você precisa investir parte do treino em exercícios resistidos, como musculação, funcional, CrossFit, calistenia. O ideal é fazer ao menos três treinos de força por semana. Isso tem efeito comprovado no controle da glicemia (açúcar no sangue), na prevenção da osteoporose, na elevação do metabolismo e do nível de testosterona.
2. Pegar leve na musculação Não adianta ir só cumprir tabela na academia e malhar sempre com os mesmos pesinhos. Seu treino de força deve ser intenso o suficiente para proporcionar os estímulos necessários para o ganho de massa muscular. Para evitar lesões e dores exageradas após o treino, aumente a carga gradativamente, com orientação de um treinador.
3. Não ter metas compatíveis com sua idade É natural haver uma queda no desempenho físico conforme envelhecemos —mas isso não impede você de praticar qualquer esporte. Apenas tenha metas realistas, não adianta esperar os mesmos resultados de um atleta de 25 anos. Se fizer isso, você pode se machucar ou se frustrar com treino, perdendo a motivação para treinar. Lembre-se: o mais importante é a regularidade na atividade física.
Por que nenhuma criança deveria tomar achocolatado pronto de caixinha
Na newsletter Guia do Supermercado desta semana, Sari Fontana mostrou que o leite achocolatado de caixinha tem mais açúcar do que um refrigerante e está longe de ser um alimento apropriado para crianças (ou adultos).
Confira aqui a avaliação completa desse produto e entenda como ele pode afetar o paladar infantil, tornando os alimentos naturais desinteressantes.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.