Ilva Niño morreu após falência múltipla de órgãos: o que isso significa?
A atriz Ilva Niño, que interpretou Mina na novela "Roque Santeiro", morreu nesta quarta-feira (12), aos 89 anos, no Rio de Janeiro.
Ela estava internada no Hospital Quali desde o dia 13 de maio após realizar uma cirurgia cardíaca. O centro de saúde confirmou a morte da atriz.
O Hospital Quali Ipanema confirma com pesar o falecimento da paciente Ilva Niño Mendonça, no dia 12 de junho de 2024, em decorrência de complicações respiratórias, digestivas e renais, culminando com a falência múltipla de órgãos.
Nota do hospital
O que é falência múltipla de órgãos?
O problema causa um efeito cascata no organismo. Primeiro, há comprometimento de um órgão, que afeta as demais funções do corpo e, por consequência, leva à falência secundária e gradual de outros órgãos.
Os órgãos não param todos ao mesmo tempo. A falência múltipla é um processo delicado, que geralmente coincide com o momento da morte. Em média, o quadro sistêmico leva de 24 a 48 horas.
É mais difícil reverter o estado de saúde quando o problema atinge os órgãos secundários. Por isso, é importante controlar o quadro quando o primeiro órgão dá sinais de que pode falhar.
Normalmente, os órgãos "nobres" são atingidos primeiro. É no cérebro, pulmões, coração, rins e fígado que o quadro geralmente começa. Os últimos três são os mais comuns.
Quando o coração entra em falência, há redução de fluxo sanguíneo para todo o organismo. É uma falência que, secundariamente, gera consequências para os outros órgãos.
Edmo Atique Gabriel, cardiologista
O processo é semelhante a quando pulmões, rins e fígado falham primeiro. No caso do fígado, é comum que o órgão pare por causa de intoxicação provocada por substâncias e medicamentos, causando uma sequência de disfunções no organismo.
*Com informações de reportagem publicada em 14/11/2022
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.