Água, papel ou lenço umedecido: qual o melhor jeito de se limpar?
Para algumas pessoas, ir ao banheiro pode ser uma tarefa difícil; para outras, o intestino funciona como um relógio. O fato é que, independentemente da frequência, todos nós fazemos cocô —o popular número 2—, mas será que sabemos como limpar o ânus do jeito certo?
A maneira correta de higienizar a região perianal para retirar os resíduos de fezes que ficam após a evacuação é utilizando água e sabão. Rosilma Gorete Lima Barreto, médica do Serviço de Coloproctologia do Hospital Universitário Presidente Dutra, da UFMA (Universidade Federal do Maranhão
Segundo a médica, existem sabonetes específicos para realizar essa higienização, mas pode ser usado qualquer um, de preferência com pH neutro.
"O que falamos é sempre lavar com água, sabonete e deixar bem sequinho sem usar papel higiênico, porque é uma pele muito sensível", acrescenta a coloproctologista Larissa Berbert, mestre em ciências da cirurgia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Berbert afirma que fazer a higienização errada pode causar dermatite, maior inflamação da hemorroida e aumentar o risco de sangramento.
Sem banho disponível, o que fazer?
Para a higiene além do banho, a recomendação é evitar o uso de papel higiênico quando possível. Isso porque ele não consegue remover todos os resíduos e os restos de fezes são irritativos à pele, além de piorar sintomas de condições na região, como fissuras e hemorroidas. Ao entrar em contato com a vagina, os coliformes também causam infecções urinárias.
Para quem evacua muito fora de casa e não consegue lavar com água e sabão, o uso do lenço umedecido se torna uma opção melhor do que o papel higiênico seco, mas não deve ser usado sempre, segundo Vinícius Lacerda, cirurgião do aparelho digestivo e médico assistente voluntário do ambulatório de doenças infecciosas do ânus e do reto do Hospital das Clínicas da FMUSP.
"Alguns lenços possuem produtos como perfume ou álcool, que podem alterar a microbiota (flora) da pele ao redor do ânus e causar irritação e reação alérgica, além de promover atrito, que, em excesso, pode ser prejudicial e causar feridas com o tempo", afirma Lacerda.
Quando usar papel higiênico?
Na falta do lenço umedecido, papel higiênico um pouco molhado pode servir para se limpar. "Papel higiênico umedecido é melhor para tirar resíduos microscópicos. O ânus é uma região com muitas pelinhas e a higiene fica melhor e com menos trauma do que com ele seco", indica Berbert.
Em se tratando de homens, podem se limpar de trás para frente, mas mulheres devem sempre se limpar da frente para trás, para evitar risco de infecção urinária.
Uma higiene inadequada pode causar coceira, irritação da pele, piorar quadros de hemorroidas e fissuras anais, e deixar a pele mais suscetível a infecções sexualmente transmissíveis, como herpes e HPV.
Como limpar o ânus após defecar:
- Faça ducha higiênica. Sentado no vaso sanitário ou em um bidê, regule a ducha para que saia com a pressão adequada. Entreabra o bumbum de maneira a expor o ânus e fazer força para fora, para permitir uma higiene mais efetiva.
- Não introduza nada. Quem não tiver ducha, pode usar o chuveirinho no box, mas sem introduzi-lo, ou deixar a água do chuveiro escorrer até o ânus. Externamente, aplique um pouco de sabonete neutro e esfregue delicadamente a região perianal.
- Seque a região perianal. Seque apenas apoiando a toalha higiênica --que deverá ser lavada e, posteriormente, reutilizada. Uma outra opção é secar com papel higiênico sem esfregar, somente encostando para absorver a umidade.
- Não aplique desodorantes ou talcos. Não é recomendado utilizar talcos ou desodorantes íntimos, uma vez que esses produtos podem causar reações alérgicas ou irritação na pele perianal, que é muito delicada e sensível.
- Lave as mãos após usar o banheiro. Lave sempre as mãos com água e sabão após fazer xixi ou cocô. A higienização ajuda a prevenir a contaminação por parasitas, vírus e bactérias.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.