Hortaliça de R$ 5 ajuda a combater envelhecimento e controlar glicemia

Embora tenha ficado conhecida como a hortaliça que fortalece os músculos, graças ao desenho do marinheiro Popeye, o espinafre tem muito mais benefícios.

Ele contém ferro, vitaminas A, K, B2, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Além disso, contém fibras, proteínas e carboidratos, clorofila e fitoquímicos como betacaroteno, luteína e zeaxantina.

O vegetal é bastante popular pelo seu preço acessível, cerca de R$ 5 o maço, e por ser fácil de preparar. E ainda contém poucas calorias: cerca de 100 g do alimento tem apenas 67 kcal.

Por todos os seus nutrientes, o consumo regular dessa hortaliça está associado a diversos benefícios à saúde, como melhora no trânsito intestinal, controle de açúcar no sangue, prevenção de degeneração ocular e doenças cardiovasculares.

O espinafre também auxilia no combate ao envelhecimento precoce graças ao ácido alfa-lipóico, um antioxidante que tem ação anti-inflamatória, prevenindo contra inchaços e até formação de rugas. Além disso, o espinafre contém ferro, vitamina C e A, que também defendem a pele contra o envelhecimento.

Por ter cálcio, o alimento também previne doenças como osteoporose, que envolve a perda do mineral no osso, deixando o organismo suscetível a fraturas. O espinafre ainda é fonte de vitamina K e fósforo, importantes para a saúde dos ossos, e tem um composto chamado sulforafano, que auxilia a diferenciação de osteoclastos, células que compõem a matriz óssea e realizam a reabsorção e remodelagem óssea.

Fontes: Isolda Prado, nutróloga e integrante da diretoria da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Lígia dos Santos, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; Thais Sarian, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Marisa Diniz Graça, nutricionista do Hospital Leforte e Karina Aguiar, nutricionista do Hospital Moriah.

*Com informações de reportagem publicada em 06/12/2019

Deixe seu comentário

Só para assinantes