Laranja, vermelho, rosa, preto: o que significam as várias cores do xixi?

Quando vai ao banheiro, você confere seu xixi antes de apertar a descarga? A cor da urina pode funcionar como alerta de como vai sua saúde. De desidratação a problemas renais, a cor, o odor e até a textura do líquido podem indicar diversos problemas que merecem atenção.

O que cada cor significa

Transparente: sinal de que você está bebendo muita água ou está perdendo líquido demais devido ao consumo de álcool. Se você se hidrata pouco, pode ser sinal de que os rins estão com dificuldade de filtrar as impurezas.

Palha: puxado para um xixi amarelo translúcido, é a coloração "ideal" e mostra que há um ótimo equilíbrio entre hidratação e eliminação de toxinas.

Amarelo escuro: sinal de que sua hidratação não está das melhores. Procure beber mais água ao longo do dia.

Mel: seu fígado pode estar com problemas, e seu corpo, desidratado. É aconselhável beber mais água e, se a cor estranha persistir, procurar logo um médico.

Rosa ou vermelho: há presença de sangue na urina. Uma das causas frequentes disso são os cálculos renais. Comer beterraba, ainda mais em excesso, também pode causar essa tonalidade.

Laranja: você não está bebendo muita água e pode ter algum problema no fígado ou na bile (fluido produzido pelo órgão que auxilia o processo de digestão). Alguns medicamentos também podem deixar o xixi dessa cor.

Verde ou azul: alguns medicamentos (anti-inflamatórios, antidepressivos e antissépticos urinários) podem alterar sua urina para esses tons inusitados.

Preto: sinal de pigmentos da bile na área. Há chance de o fígado ter sido lesionado por inflamação ou doença, como a hepatite. Mas vale lembrar que há uma doença que tem como uma das características deixar a urina preta, a rabdomiólise, geralmente causada por esforço muscular intenso.

Continua após a publicidade

Quando ir ao médico

A cor do xixi pode ficar alterada devido à ingestão de determinados alimentos ou medicamentos e, por isso, na maioria dos casos, não há motivo para susto. Nem sempre a urina com coloração diferente do usual vai indicar que há algo de errado com o organismo. Quando ela vem mais escura, por exemplo, pode ser apenas um sinal de desidratação e de que você precisa beber mais água.

Entretanto, algumas pigmentações alertam para doenças. Mas vale dizer que não se pode fazer qualquer diagnóstico com base apenas na cor da urina.

O ideal é ficar de olho e levar a questão ao médico caso o aspecto diferente permaneça ou outros sintomas se somem a ele, como odor forte, presença recorrente de muita espuma ao urinar e dores na região da bexiga ou dos rins.

Fonte: Jean Gorinchteyn, infectologista do Hospital Emílio Ribas

*Com informações de reportagem publicada em 15/06/2023

Deixe seu comentário

Só para assinantes