Ela usou vape todos os dias por um ano e desenvolveu úlceras na boca
Uma jovem indonésia de 22 anos desenvolveu úlceras na boca e nos lábios após usar cigarro eletrônico por um ano. O estudo do caso foi publicado na revista científica International Medical Case Reports Journal, no dia 28 de maio.
O que aconteceu
Feridas parecidas com espinhas apareceram primeiro. A jovem notou ferimentos semelhantes a espinhas nos lábios e teve febre. Depois, as feridas evoluíram para úlceras brancas na mucosa da boca e ela passou a ter dificuldade para beber e comer. O problema persistiu por um mês, até ela decidir buscar o sistema de saúde.
Eritema multiforme oral. Ela foi diagnosticada com eritema multiforme oral, uma reação de hipersensibilidade causada por infecções, como a causada pelo vírus da herpes, uso de medicamentos ou contato com produtos químicos.
No caso dela, foi uma reação ao uso de cigarro eletrônico, ou vape. Essa conclusão foi alcançada após a jovem comentar que fazia uso diário de vape há um ano, além de não ter feito o uso de nenhum medicamento, não ter alergias e não ter sido detectada nenhuma infecção.
Ela foi orientada a parar com o vape. Os médicos também recomendaram compressas e medicamentos tópicos na boca. Para manter uma boa higiene bucal, a jovem foi orientada a escovar os dentes e a língua duas vezes ao dia, após o café da manhã e antes de dormir. Ela também foi instruída a evitar alimentos com glutamato monossódico. Após uma semana, ela estava melhor.
Estudo
Substâncias do vape causam hipersensibilidade. No caso em questão, foi constatado que substâncias presentes no cigarro eletrônico, como propilenoglicol e nicotina, podem estar por trás das reações de hipersensibilidade.
Cigarro eletrônico pode causar outros danos à saúde bucal. Segundo os pesquisadores, o uso do vape pode causar candidíase, lesões na mucosa da boca, cáries, mau hálito, inflamação das gengivas e secura.
Apesar disso, o vape ter causado eritema multiforme oral foi considerado raro. De acordo com os cientistas, essa doença é mais associada ao vírus da herpes, costuma atingir mais partes do corpo e acomete apenas 1% dos adultos de 20 a 40 anos.
Deixe seu comentário