Dieta de Messi: veja quais alimentos o jogador cortou e incluiu na dieta

Para atingir longevidade em alto nível, o jogador de futebol argentino Lionel Messi, 36, topou enfrentar sacrifícios fora dos campos. Na prática, ele leva a sério uma dieta que prioriza o emagrecimento e o aumento de massa muscular.

Em 2015, Messi decidiu fazer acompanhamento com o médico italiano Giuliano Poser, especialista em medicina esportiva. O ex-zagueiro argentino Martín Demichelis foi quem o recomendou. Desde então, o jogador argentino deixou de comer pizza e abandonou refrigerantes, comidas enlatadas e doces.

Segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo, passada a Copa do Mundo de 2014, Messi perdeu 3,5 kg, o que foi fundamental para a temporada 2014/15, na qual ele conquistou a tríplice coroa pelo Barcelona (Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol e Copa do Rei).

Mais pizzas do que queria ou precisava

Imagem
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Antes da reeducação alimentar, era comum, após as partidas de futebol, Messi pedir no cardápio de alimentação dos jogadores pizza de queijo. O convite a amigos para jantar também era quase sempre em uma pizzaria. O amor pelo prato chegou a incomodar os dirigentes do clube Barcelona, no qual o jogador permaneceu por 20 anos e saiu em 2021.

"Antes ele comia no clube e descansava depois. Mais pizzas do que queria ou precisava", afirmou Carlos Rexach, na época integrante da comissão técnica do time, em encontro com torcedores em 2015.

Essa crítica chamou a atenção para a mudança de hábito de Messi. No menu do Barça, o pedido do jogador passou a ser por vitaminas, verduras, peixes e cereais.

"Não vou melhorar um fenômeno como Messi por comer de determinada forma. Mas podemos fazer com que ele siga sendo o Messi durante mais tempo", comentou o médico Giuliano Poser.

Continua após a publicidade

Os alimentos que Messi consome

Imagem
Imagem: iStock

"Há um conjunto de cinco alimentos que defino como gasolina: água, um bom azeite de oliva, cereais integrais, frutas e verduras frescas biológicas. Também passei frutos secos e sementes. Ele também precisou controlar o açúcar, o pior que existe para os músculos, e consumir menos carne vermelha, outra grande dificuldade para um argentino", destacou o médico italiano.

Com a alimentação saudável, o argentino também evitou os constantes problemas estomacais, que faziam ele ter crises agudas que o levavam a vomitar em campo, e diminuir o risco de lesões. Hoje, o jogador de futebol segue uma dieta à base de vegetais e sua performance dentro de campo é indiscutível.

Eu me cuido com a comida há muitos anos. Depois faço um fortalecimento e poucas coisas mais. Não sou muito de academia. Messi, em entrevista ao jornal espanhol Marca

No entanto, ele deixou escapar um "vício" que ainda mantém: chocolate. O atacante não escondeu que, às vezes, não consegue ficar longe do doce. "É a coisa mais difícil para mim. Mesmo agora, de vez em quando eu peco com o chocolate", afirmou o jogador.

Continua após a publicidade

*Com informações de reportagens publicadas em 25/11/2017, 07/07/2023, 26/04/2017, 28/04/2016

Deixe seu comentário

Só para assinantes