Sonhos são visões do futuro? Ciência tem explicação para 'premonição'

Os sonhos sempre foram motivo de assombro para o ser humano, desde o começo da humanidade, quando as pessoas não sabiam muito bem o que eles eram e representavam. Até hoje, muitos acreditam que há algo de sobrenatural nessas imagens noturnas que nosso cérebro produz. Mas será que sonhos premonitórios existem?

"Sonhar tem grande importância para a saúde, pois permite processar e ressignificar memórias, atenuar emoções negativas e encontrar soluções criativas para problemas complexos", garante o neurocientista Sidarta Ribeiro, do Instituto do Cérebro da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

O neurocientista diz que o inconsciente é construído pelas memórias do que já foi vivido, mas sua reativação e recombinação, motivadas pelos desejos e temores de quem sonha, permite simular o presente e mesmo o futuro, criando um oráculo probabilístico muito importante.

Ou seja, nem tudo que sonhamos vai acontecer, mas há sim uma probabilidade dos sonhos que projetam o futuro se tornarem realidade.

Sonhos podem nortear caminhos

Para o psicanalista Guilherme Ponce, doutor em psicologia clínica pelo Núcleo de Subjetividades da PUCSP, os sonhos têm uma ótima relação com o futuro e em fazer uma simulação realista dele. "Por isso, nem sempre precisam prevê-lo, mas nos ajudam a senti-lo, respeitá-lo e a tentar construí-lo", completa.

Por terem conteúdos normalmente metafóricos, eles costumam muitas vezes apontar os caminhos que desejamos que os eventos tomem, acrescenta.

Mas e sobre serem previsões do futuro?

É comum sonharmos com situações que são importantes para nós e muitas vezes o nosso inconsciente nos leva a ter ações que nos aproximam do desfecho desejado no sonho.

Continua após a publicidade

"Desejos inconscientes podem, pela força que exercem, encontrar na realidade ou dias seguintes uma 'confirmação real'. Um sonho pode predizer algo, pois os pensamentos do desejo inconsciente não morrem e nos impulsionam para a realização", afirma o psicanalista Daniel Delouya, membro efetivo e analista didata da SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo).

Algumas pessoas, no entanto, são mais sensíveis a esses sinais do inconsciente. Ribeiro confirma que questões culturais interferem muito: religiosidade, meditação, acesso às artes podem ampliar essa conexão. "Quanto mais a gente valoriza, mais o fenômeno ocorre", diz.

Por isso, não dá para garantir que é possível conseguir por meio do sonho uma premonição exata. "Mas a mensagem diz respeito à natureza dos pensamentos inconscientes, que sempre são vinculados aos outros e ao mundo no qual estamos inseridos", diz Delouya.

*Com informações de reportagem publicada em 04/03/2020

Deixe seu comentário

Só para assinantes