Uso desodorante para dormir; pode fazer mal à minha saúde?

O uso de desodorante durante a noite não faz mal à saúde, mas também não é essencial, visto que é durante o dia que as glândulas de suor têm uma produção mais intensa nas axilas.

As principais substâncias presentes nos desodorantes são: propilenoglicol, que é um álcool que ajuda na absorção do produto; triclosan, que é um antisséptico; fragrâncias; parabenos, que são conservantes usados para aumentar a vida útil do produto; e o alumínio, presente nos antitranspirantes.

O tipo de desodorante mais recomendado para uso noturno depende do objetivo. Se a ideia é controlar o mau odor, produtos com substâncias antissépticas como álcool e triclosan, que inibem o crescimento de algumas bactérias, são ideais. Já se a intenção é controlar o suor excessivo, o antitranspirante é a melhor escolha.

Para quem tem pele sensível, no entanto, o melhor é deixar a pele sem substâncias durante a noite, já que a falta de ventilação pode propiciar irritações. O alumínio, presente nos antitranspirantes, quando usado em excesso, pode promover dermatite de contato alérgica na região, fazendo com que as axilas fiquem avermelhadas, com descamação e coceira, e, consequentemente, manchas escuras.

Existem alternativas naturais ao desodorante que podem ser usadas antes de dormir, como o leite de magnésia, que tem propriedades alcalinas e antissépticas, ajudando a neutralizar odores das axilas e a controlar o pH da pele, e os desodorantes em pedra, feitos de sais minerais como o alúmen de potássio, que ajudam a diminuir os odores sem bloquear a transpiração.

Fontes: Heliana Goes, titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e docente de dermatologia na UEPA (Universidade do Estado do Pará); Gabriela Capareli, dermatologista associada da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia); Simone Neri, dermatologista e tricologista, especialista pela UNISA (Universidade de Santo Amaro).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Deixe seu comentário

Só para assinantes