Do ninja ao traque: por que alguns puns são mais barulhentos (e fedidos)?
Pensou que soltaria um pum sem cheiro e ele acabou contaminando totalmente o ambiente? Por que isso acontece?
Vamos por partes. O cheiro ruim do seu pum depende do enxofre: se o que você ingeriu aumentar a produção dessa substância, vai feder.
Ou seja, alimentos como carne de porco, ovos, proteínas no geral. Se não tiver enxofre, o cheiro deve passar mais despercebido.
O corpo humano elimina, em média, 1,5 litro de gás por dia. Ou seja, cerca de dez a 20 puns.
Eles vêm do ar que você engole enquanto se alimenta e dos gases produzidos pelas bactérias do intestino durante o processo de digestão.
Comidas como feijão, leite, repolho, batata-doce e refrigerantes podem aumentar a quantidade de puns do seu organismo.
E o barulho?
Bom, isso não tem necessariamente relação com o que foi comido. O que define o barulho - se pode ser aquele pum ninja, silencioso, ou aquele traque, barulhento — é a velocidade de expulsão, contração que é feita e até o formato do ânus. Ou seja, sem como prever se terá barulho ou não.
Vale lembrar que segurar e mandar o pum de volta para o intestino pode causar dor e inchaço na barriga. E também importante ressaltar que intestino preso piora o cheiro.
Como melhorar a situação?
Alguns alimentos podem ser seus aliados quando o assunto são os gases, principalmente aqueles ricos em água e de fácil digestão, casos de tomate, alface, maçã e mamão.
Fontes: Debora Poli, gastroenterologista do Hospital São Luiz; Eduardo Grecco, gastrocirurgião e endoscopista do Instituto Endovitta.
*Com informações de matéria de março de 2018
Deixe seu comentário