Peito de peru é mais saudável que presunto? Quanto posso comer de cada?
Colaboração para o VivaBem, em São Paulo
20/06/2024 04h00
Muita gente pensa direto no peito de peru quando quer escolher algum dos frios mais saudáveis pra comer. Mas a coisa é mais complexa que isso e, dependo da marca, este não é o melhor dos alimentos em termos nutricionais.
Primeiro: por que os frios são um risco à saúde
Em 2015, a Organização Mundial de Saúde (OMS), colocou salame, presunto e companhia na lista de produtos cancerígenos, no mesmo patamar de álcool e tabaco. Foi um alerta necessário, uma vez que o consumo exagerado destes petiscos está ligado a uma série de problemas de saúde, não só ao câncer.
Relacionadas
Além da associação com o câncer, por conta dos aditivos químicos como o nitrito, esses alimentos contêm gordura saturada e muito sal, ingredientes que podem aumentar o risco de ataques cardíacos, se ingeridos em excesso.
Derrames e dislipidemia, o acúmulo de lipídios no sangue, são outros problemas associados à abundância de gordura saturada. Por isso, o ideal é substituir os embutidos por outras fontes de proteína, como o ovo.
Mas, se você não abre mão de comer, fique abaixo dos 50 gramas ao dia, ou 4 fatias de presunto. Acima desta quantidade, segundo a OMS, o risco de tumores colorretais aumenta 18%. Na hora de comprar, procure os que têm menos sódio e gordura na composição.
Veja a seguir as características nutricionais dos mais consumidos da categoria*:
Peito de peru
Presunto magro
Blanquet
Calorias: 38
Mortadela
Salame
Gorduras totais: 12,2 g
Presunto parma
Sódio: 970 mg
Peito de peru é mais saudável?
Durante muito tempo as pessoas consumiram o peito de peru em suas dietas achando que ele não traria problemas ao organismo, o que na verdade é um erro. Ele de fato tem menos gordura do que outros embutidos, 0,22 g por porção de 40 gramas contra 2,5 g no apresuntado. Por outro lado, seu teor de sódio é mais elevado, de 498 mg a 700 mg contra a média de 400 mg da maior parte dos apresuntados presentes no mercado. Lembrando que esses valores mudam de acordo com a marca.
Embora as especialistas ouvidas nesta reportagem não apresentem nenhuma opção como a mais saudável, uma alternativa para quem faz questão dos frios é o presunto cozido sem a capa de gordura. "Podemos dizer que ela é menos agressiva", comenta Indiomara.
Vale a pena maneirar
Lamentamos informar, mas é melhor evitar especialmente salsicha, linguiça, mortadela e bacon. É que eles apresentam quantidades altas de sódio, gordura e aditivos químicos —às vezes, os três juntos. Ninguém está dizendo que eles devem ser eliminados para sempre do cardápio, mas que tal deixá-los para ocasiões especiais?
E tenha em mente que o importante é ter uma dieta balanceada e diversificada. Até mesmo porque o risco oferecido por cada alimento depende também de quem o está consumindo. O efeito é diferente entre um indivíduo ativo e com boa alimentação e uma pessoa com problemas cardíacos, hipertensão ou sedentária.
Fontes: Indiomara Baratto, professora de Nutrição da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Adriane Antunes de Moraes, professora de Nutrição da Universidade Estadual de Campinas.
*Com matéria de março de 2018.