Este ácido graxo foi eleito o nº 1 para a saúde da pele

O ômega 3 é uma gordura boa que ficou famosa e ganhou mais atenção no nosso cardápio principalmente por seu efeito anti-inflamatório e protetor do sistema cardiovascular. Mas esses não são seus únicos benefícios.

Em entrevista ao site Shape, Bonnie Taub-Dix, autora do livro "Read It Before You Eat It: Taking You From Label To Table" (Leia antes de comer: levando você dó rótulo à mesa, traduzido do inglês), disse que os peixes oleosos, repletos de ômega 3, são a chave para uma pele mais bonita.

"Peixes ricos em ácidos graxos ômega 3 ajudam a preservar o colágeno, combater a inflamação e manter a pele firme", afirmou Taub-Dix.

Um estudo confirmou que o ômega 3 ajuda a promover a elasticidade da pele. Além disso, também auxilia no aumento da hidratação da derme. Na ocasião, os especialistas consideraram o ácido graxo como o nutriente nº 1 quando o assunto é saúde da pele.

Em entrevista para a mesma reportagem da Shape, o dermatologista e cirurgião plástico Ariel Ostad ainda ressaltou que nossas escolhas alimentares podem ter efeitos negativos e positivos na aparência da pele e saúde geral.

"Se você deseja comer para melhorar a saúde da pele, é importante considerar alimentos ricos em certos nutrientes. Alimentos que contêm antioxidantes, proteínas, vitamina E, vitamina A e ácidos graxos ômega 3 são ingredientes essenciais que ajudam a promover uma pele com aparência saudável", disse Ostad.

O principal benefício do ômega 3 é sua ação anti-inflamatória. O estilo de vida moderno, ou seja, o estresse, a exposição a poluentes e agrotóxicos, a falta de atividade física, somado a uma dieta desequilibrada, facilita os processos inflamatórios, o que afeta também a nossa pele.

A principal e maior fonte de ômega 3 é o óleo de peixes de águas profundas e geladas. As espécies mais fáceis de encontrar por aqui são:

Sardinha (se decidir usar o produto em lata, prefira a versão em água);

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

*Com informações de reportagem publicada em 02/04/2021 e 27/05/2019

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.