Meu dente está pendurado apenas pela raiz, tem como recuperá-lo?

A perda óssea acentuada por conta de alguma doença periodontal não controlada é o problema mais comum que pode levar à perda do dente. Nesse caso, a substituição do dente perdido poderá ser feita através de implante dentário ou prótese convencional.

Para realizar esse procedimento, o dentista irá pedir exames de imagem (radiografias e tomografia computadorizada), além da confirmação de que a saúde do paciente está apta para o implante ou prótese.

Já no pós-operatório, é indicado, além dos cuidados básicos de higiene oral, repouso e uso dos medicamentos prescritos. Há também o chamado pós-operatório tardio, que é o período necessário para que haja a ósseointegração, que é a junção do osso da mandíbula com a placa de titânio do implante, e que varia de 45 a 180 dias.

Por outro lado, se o diagnóstico não for de doença periodontal e existir a possibilidade de reimplantação do dente, também é necessário realizar exame radiográfico.

Já no pós-operatório, a higiene bucal permanece, claro, assim como é indicado um acompanhamento do dentista a fim de verificar se o reimplante dentário está se desenvolvendo corretamente.

Vale saber que a falta ou perda de dentes por motivos diversos pode desencadear outros problemas mais sérios. Por essa razão, as visitas periódicas ao dentista são importantes para que ocorra uma orientação sobre cuidados gerais com a higiene bucal, planejamento reabilitador (se necessário) e acompanhamento de rotina.

Fontes: Adriana Araújo, dentista e responsável técnica da Amil Dental em São Paulo; Francisco Ferreira Chaves, cirurgião-dentista do HU-UFPI (Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí), unidade da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), em Teresina; João Piscinini, dentista e especialista em saúde coletiva da Neodent, em Curitiba; Marcos Rogério Giannini, cirurgião-dentista do HU-UFPI (Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí), unidade da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), em Teresina.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.