4 largadas, uma em cada região da cidade: veja 7 atrativos da Nike SP Run

Quem participa de corridas de rua em São Paulo sabe que as provas costumam ter sempre percursos parecidos, em lugares como a Marginal Pinheiros, o Minhocão (Elevado Presidente João Goulart) e a Cidade Universitária da USP.

Mas os atletas que participarão da Nike SP Run, no próximo dia 14 de julho, terão a oportunidade de correr por trajetos pouco comuns nas competições realizadas na cidade.

Com quatro distâncias (5 km, 10 km, 15 km e 21 km), cada uma com largada em uma região diferente da capital paulista e a chegada em frente ao Estádio do Pacaembu, os percursos vão passar, por exemplo, pela Radial Leste e pela Avenida Vinte e Três de Maio em direção ao Centro. E estes não são os únicos diferencias da prova. A seguir, mostramos motivos que devem fazer com que a corrida seja especial para seus participantes (as inscrições estão esgotadas).

1. Formato inédito

Não há registro de uma corrida realizada em São Paulo nesses moldes, com quatro largadas ao mesmo tempo e chegada em um único ponto, saindo de diferentes regiões da cidade.

David Obata, coordenador e treinador da assessoria esportiva Pacefit, acredita que o formato inusitado é interessante para os atletas amadores, que muitas vezes precisam de algo novo para manter a motivação para treinar.

Aline Cupido, gerente de marca da Fisia, distribuidora oficial Nike no Brasil, diz que foi a "obsessão por inovação" que fez com que fosse criada uma prova diferente.

"Nossa obsessão por inovação e excelência nos levou a pensar além do convencional. Foi assim que surgiu a ideia de realizar uma corrida que dominasse quatro regiões da cidade simultaneamente, fechando vias que nunca haviam sido reservadas para eventos esportivos desse porte", destaca.

Confira o ponto de largada de cada percurso:

Continua após a publicidade
  • 5 km (Zona Oeste): Memorial da América Latina, na Barra Funda
  • 10 km (Centro): Pateo do Collegio, no Centro histórico
  • 15 km (Zona Leste): Centro de Esportes da Mooca
  • 21 km (Zona Sul): Monumento a Pedro Álvares Cabral, Vila Mariana

Chegada (a mesma para todas as distâncias)

  • Praça Charles Miller (em frente ao Estádio do Pacaembu)

"A Nike sempre trouxe muita inovação para a corrida, principalmente integrando grupos e pessoas diferentes com o conceito urbano também", lembra o treinador Fernando Guerreiro, colunista de VivaBem. "Com certeza vai ser uma experiência que promete surpreender e inovar mais uma vez o mercado da corrida".

2. Uma corrida para participantes de todos os níveis

Imagem
Imagem: Reprodução/Nike SP Run
Continua após a publicidade

Não importa se a pessoa corre há anos ou vai fazer sua primeira prova na Nike SP Run. Com a variedade de percursos, atletas amadores iniciantes e avançados podem estar juntos na mesma competição.

"Correr vai além da distância completada, é sinônimo de tomar posse do espaço", destaca o profissional de educação física Nelson Evêncio, que foi presidente da ATC (Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo) por nove anos. Ou seja, mesmo que você corra poucos quilômetros poderá ter uma experiência completa de corrida em um ambiente inédito (e controlado).

3. Expectativa de boa organização

Quando são proprietárias ou patrocinam uma corrida de rua, as grandes marcas esportivas exigem que a empresa organizadora do evento entregue a melhor experiência possível para os participantes.

O motivo é óbvio. Se acontecer algum problema —como faltar água durante o percurso, ter uma fila de horas para retirar o kit ou a qualidade do kit não for boa—, é a marca que perde credibilidade com os atletas (seus consumidores).

Aline Cupido garante que a organização vai surpreender a todos. "Os corredores podem esperar uma estrutura premium de apoio, desde o pórtico de largada até a linha de chegada, além de contar com as Cheer Zones, espaço para a torcida impulsionar os corredores. Estaremos equipados, ainda, com pontos de hidratação e suplementação estrategicamente localizados ao longo dos percursos, entre outros atrativos."

Continua após a publicidade

4. É uma (ótima) chance de conhecer a cidade correndo

Imagem
Imagem: Reprodução/Nike SP Run

Como já falamos, as corridas na cidade costumam ter os mesmos trajetos e essa é uma oportunidade de correr onde "ninguém" corre.

"Uma grande vitória da organização foi conseguir a aprovação de novos percursos. As provas em São Paulo acontecem muito nos mesmos locais, o que acaba desmotivando muita gente após algumas participações", lembra Evêncio.

O treinador Fernando Guerreiro concorda. "Eu vejo essa corrida como uma grande oportunidade de conhecer a cidade de uma forma diferente, cuidando da saúde, se conectando com pessoas e fazendo uma experiência que vai além da corrida."

5. Atrações

A marca ainda não divulgou a programação completa do evento, mas seu site indica que diversas atrações farão parte da Nike Expo, nos dias 12 e 13 de julho. Além de retirarem os kits, os corredores terão a oportunidade de testar produtos e assistir a palestras, por exemplo.

Continua após a publicidade

"Teremos talks com profissionais de saúde e pessoas ligadas ao esporte, como nutricionistas, profissionais de educação física, treinadores, influenciadores e artistas. Alguns patrocinadores e apoiadores também estarão com stands e/ou ativações surpresas para os corredores durante os dias de evento", revela Aline.

Esse tipo de estrutura é muito comum em grandes provas. "É uma experiência que temos dentro das grandes maratonas ou meia-maratonas pelo mundo, com expositores e ações para os atletas", lembra David Obata.

6. Uma experiência social

Imagine estar em um ambiente com pessoas com o mesmo interesse que você (a corrida, né), podendo aprender muito mais sobre o esporte e fazer novas amizades?

O ambiente de uma prova proporciona isso. "Todas as atividades que iremos oferecer no evento visam não apenas preparar e inspirar os corredores, mas também fortalecer a comunidade de corrida", diz Cupido.

O treinador Fernando Guerreiro concorda, lembrando que eventos inovadores como esse são responsáveis por agregar ainda mais corredores. "Corridas como essa costumam atrair pessoas que não se envolveriam com o esporte, por ter uma dinâmica diferente, uma grande marca na organização e o conceito de 'turistar' pela cidade."

Continua após a publicidade

7. Treinões gratuitos

Para quem está se preparando para a prova, independente da distância escolhida, a Nike tem oferecido treinos semanais gratuitos.

"Os treinos são realizados em diversos pontos da cidade. Os próximos dois estão marcados para 30 de junho (incrições esgotadas) e 7 de julho", fala Aline Cupido.

Para se inscrever no treino realizado em 7 de julho, acesse: nike.com.br/sc/eventos

Deixe seu comentário

Só para assinantes