Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


O que é a síndrome rara que fez Céline Dion ter convulsão

Céline Dion foi diagnosticada com Síndrome da Pessoa Rígida (SPR) em 2022 Imagem: Reprodução/Prime Video

Do UOL, em São Paulo

26/06/2024 10h43

Diagnosticada com a Síndrome da Pessoa Rígida (SPR), a cantora Céline Dion, 56, mostrou em seu documentário o momento em que teve uma convulsão. Ela descobriu a doença, considerada rara, em 2022.

O que é a Síndrome da Pessoa Rígida

Também conhecida como síndrome de stiff person, é um distúrbio neurológico raro que causa espasmos musculares intensos e rigidez. No Brasil, ainda não há dados específicos sobre a prevalência dessa condição.

A doença, mais comum em mulheres, é considerada imunomediada, indicando uma possível relação com doenças autoimunes. Ela pode estar associada a problemas de saúde como diabetes tipo 1, tireoidite de Hashimoto e diversos tipos de câncer, entre eles o de mama, colo, pulmão e renal.

O corpo do paciente com a síndrome produz anticorpos (anti-GAD) que atacam células nervosas na medula espinhal, responsáveis pelo controle muscular. Esse ataque prejudica o equilíbrio entre contração e relaxamento muscular, resultando em espasmos e rigidez excessiva.

Os sintomas iniciam com rigidez no tronco e no abdome, progredindo para membros superiores e inferiores, culminando em rigidez nos músculos da deglutição e respiração. Contraturas e espasmos musculares podem ser desencadeados por barulhos repentinos ou estresse.

O diagnóstico é realizado por meio de exames de sangue que identificam os anticorpos anti-GAD e estudos dos nervos e músculos. Essa abordagem permite diferenciar a síndrome de outras condições neurológicas, como Parkinson, esclerose múltipla, fibromialgia e ansiedade.

A doença não tem cura até o momento, mas pode ser gerenciada para proporcionar uma boa qualidade de vida. O tratamento, sob a supervisão de um neurologista, pode incluir o uso de relaxantes musculares, imunomoduladores, corticoides, anticorpos e terapias de filtragem do plasma do sangue, adaptadas às necessidades de cada paciente.

Céline está reclusa desde que foi diagnosticada com a síndrome. Segundo sua irmã, ela chegou a perder o controle dos músculos. Ela ficou quase 600 dias sem ser fotografada em público, e um jornal noticiou que ela provavelmente nunca mais cantaria em público.

*Com informações de reportagem publicada em 19/12/2023.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O que é a síndrome rara que fez Céline Dion ter convulsão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde