Aventureiro sobreviveu 10 dias perdido só com água; quanto beber?

Com a ajuda de suas botas, Lukas McClish, um americano de 34 anos, sobreviveu coletando água após ficar perdido por dez dias em montanhas da Califórnia (EUA).

Parece que incêndios florestais na região contribuíram para que ele se desorientasse durante uma caminhada, iniciada em 11 de junho e investigada pelas autoridades após o dia 16, quando o sumiço de McClish foi registrado.

Em entrevista a meios de comunicação dos Estados Unidos, McClish revelou que, durante os dez dias em que ficou perdido nas montanhas, sobreviveu consumindo diariamente 3,8 litros de água, que ele coletava usando sua bota. À medida que os dias passavam, ele também colhia frutas silvestres encontradas pelo caminho.

Ao The New York Times, o aventureiro revelou que, basicamente, precisou adotar a "dieta da água" durante o período em que ficou perdido. Durante esses dias, ele perdeu 4,5 quilos.

Eu estava meio que fazendo a coisa da dieta da água. Se você beber um galão e meio de água todos os dias, você não precisa de comida até acabar com os carboidratos. Lukas McClish

Após uma varrição da área com o uso de um drone, o americano foi localizado. McClish expressou gratidão pelo trabalho dos serviços de resgate e afirmou que não pretende sair para caminhar pela natureza tão cedo.

Quanto de água é ideal consumir por dia?

Pode ser difícil fazer as contas que os cientistas esperam que façamos para saber o quanto de água seria o ideal tomar a cada dia, já que o cálculo matemático requer a multiplicação de 30 ml a 35 ml por cada quilo de peso entre adultos.

Para facilitar, anote aí para não esquecer:

Continua após a publicidade

A regra geral é oito copos (um copo equivale a 250 ml) para mulheres (nove para grávidas e lactantes) e dez para homens.

Fatores como o metabolismo individual, temperatura do ambiente, dieta e idade, além da presença de alguma enfermidade e volume de atividade física, podem modificar essa equação.

Para crianças: 100 ml para cada quilo de peso, até 10 kg; 150 ml para cada quilo de 10 kg até 20 kg; e a partir de 20 kg aumentar 20 ml para cada quilo adicional. Uma criança com 22 kg, por exemplo, deve tomar 1.540 ml de água ao dia.

Adultos com função renal normal podem tomar até 14 litros de água por dia. Esse volume é proporcional à superfície do corpo e é menor para crianças.

"Todavia, o fator mais importante é o tempo muito pequeno em que se bebe a água. Quanto mais rápida a hidratação, os mecanismos de controle da diluição do plasma são ultrapassados, o que ocasiona o inchaço no cérebro. Por isso, a hidratação não pode ser tão rápida e somente com água, sem o sódio ou potássio", explica Américo Cuvello Neto, coordenador do Centro de Nefrologia e Diálise do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP).

Intoxicação por água existe e é chamada de hiponatremia. Ocorre quando há redução de sódio no sangue associada a um volume alto de hidratação apenas com água. As reações favorecem a formação de um edema (inchaço) no cérebro, que causa principalmente confusão mental.

Continua após a publicidade

*Com informações de reportagens publicadas em 15/07/2023 e 10/01/2023

Deixe seu comentário

Só para assinantes