Filhos de Vavá pegam sarna em surto em escola; de onde vem a doença?
Os filhos do cantor Vavá foram diagnosticados com escabiose, doença de pele infecciosa mais conhecida como sarna humana. Ambos teriam sido contaminados na UME (Unidade Municipal de Educação) Professora Emília Maria Reis, em Santos, litoral de São Paulo.
O que aconteceu
A unidade de educação já registrou 13 casos da doença. Doze alunos e um profissional foram contaminados, segundo Ana Paula Valeiras, diretora da Vigilância em Saúde de Santos, à TV Tribuna.
O primeiro a ser contaminado foi o filho caçula Davi, 9. Três dias depois, Lara, 10, foi diagnosticada.
Sarna humana
Animais como gato e cachorro não transmitem a sarna humana. A doença é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei e ocorre apenas em humanos, seja pelo contato direto com pessoas infectadas ou roupas e objetos contaminados.
A fêmea do ácaro, depois que o macho morre, penetra na pele humana e cava uma espécie de túnel. Nesta abertura, ela permanece por cerca de um mês. Lá, deposita os ovos, e as larvas se liberam, retornando à superfície.
O principal sintoma é a coceira. Ela se manifesta principalmente à noite.
Outros sinais são:
- Erupções na pele que se assemelham a bolinhas;
- Inchaço;
- Crosta nas dobras, como abaixo das mamas, virilhas, dedos dos pés e mãos, e nas axilas.
- Escoriações
Como evitar a sarna humana?
É preciso evitar ambientes insalubres, onde o ácaro possa estar presente. Além disso, é importante garantir condições adequadas de moradia. Uma boa higienização das mãos e do corpo também é recomendada.
Tratamento para sarna
Higiene e, em alguns casos, remédio. Além das medidas de higiene, como trocar a roupa de cama a cada três dias, pomadas e sabonetes com formulações capazes de eliminar o ácaro e os ovos também são indicadas. Medicamentos orais podem ser recomendados aos pacientes com uma imunidade comprometida
*Com informações de matéria publicada em 13/12/2021
Deixe seu comentário