'Perdi visão por mau uso de lentes e agora estou na fila do transplante'

A estudante Lara Brandão Tironi, 18, perdeu a visão do olho direito após usar incorretamente lentes de contato.

'Queria economizar tempo'

Ela teve ceratite amebiana, infecção rara da córnea causada por um protozoário frequentemente encontrado na água. A moradora de Barra Velha (SC) e estudante de medicina veterinária conta que começou a usar lentes em abril do ano passado para corrigir miopia e astigmatismo e como alternativa aos óculos que usava há anos.

Lara conta que recebeu orientações médicas sobre os cuidados básicos que deveria ter com as lentes. "O médico informou que eu não deveria deixar as lentes entrarem em contato com a água. Mas, com a correria do dia a dia, eu queria economizar o tempo que gastava tirando e colocando elas novamente. Então, muitas vezes, tomava banho com elas."

Achei que não teria problema de tomar banho com as lentes porque eu cuidava para que a água não caísse no meu rosto. Eu também coçava muito meus olhos enquanto estava de lente. A gente acha que nunca vai acontecer nada.
Lara Brandão

Lara antes do problema nos olhos; jovem decidiu usar lentes para corrigir miopia e astigmatismo
Lara antes do problema nos olhos; jovem decidiu usar lentes para corrigir miopia e astigmatismo Imagem: Arquivo pessoal

'Visão foi piorando'

Os primeiros sintomas começaram no dia 27 de maio, quando Lara passou a sentir um lacrimejamento intenso, seguido de ardência e inchaço nos olhos. A dor era tão intensa que, no dia seguinte, ela procurou atendimento no hospital onde foi encaminhada a um oftalmologista.

Minha visão foi piorando e, no dia 28 de maio, percebi que tudo estava ficando branco. Hoje, perdi 90% da visão do olho direito, estou enxergando apenas vultos. Os médicos me explicaram que a cegueira foi consequência do mau uso das lentes. Não foi culpa da marca, nem nada. A responsabilidade foi toda minha.
Lara Brandão

O caso de Lara ganhou visibilidade nas redes sociais após ela publicar um vídeo explicando sua experiência. "Nunca pensei que sairia da bolha dos meus poucos seguidores. Como repercutiu e havia muita desinformação nos comentários, achei importante gravar o vídeo para conscientizar", explica Lara. O vídeo já tem com 8,5 milhões de visualizações.

Continua após a publicidade

'Servirá de aprendizado'

Para recuperar a visão do olho direito, Lara terá de passar por um transplante de córnea. Atualmente, ela está fazendo diversos exames para entrar na fila e ser submetida ao procedimento. "É a única forma de a minha visão voltar, não será 100%, mas acreditamos que até 90% será possível. Como meu caso é grave, o transplante não deve demorar."

Apesar do grande susto, Lara diz que tenta ser positiva com a situação. "Eu vejo algumas pessoas dizerem que estariam em depressão se estivessem no meu lugar ou que teriam enlouquecido. Mas eu não consigo levar as coisas para esse lado, sei que é só uma fase e que tudo isso servirá de aprendizado", conclui.

Lara mostra o olho infeccionado
Lara mostra o olho infeccionado Imagem: Arquivo pessoal

'Quem usa lentes de contato precisa estar alerta'

Gustavo Serra, oftalmologista do Visão Hospital de Olhos, destaca a importância do uso correto das lentes de contato para evitar contaminações. As lentes são extremamente sensíveis e devem ser manuseadas com cuidado.

Continua após a publicidade

Tomar banho com elas ou mergulhar em mar, lago ou piscina representa um grande risco de infecção, seja bacteriana ou causada por protozoários.
Gustavo Serra

Outro cuidado é não ficar com as lentes mais do que 12 horas e jamais dormir com elas. O oftalmologista também reforça que até a solução de armazenamento das lentes e o estojo de proteção devem ser trocados com frequência, para evitar contaminação.

Pessoas que tomam banho com as lentes de contato têm grande risco de contaminar o acessório com acanthamoebas, protozoários extremamente graves que podem causar as maiores infecções dos olhos. Quem usa lente de contato precisa estar sempre alerta para sintomas como sensação muito grande de areia nos olhos, fotofobia [sensibilidade excessiva à luz], vermelhidão ocular e ressecamento ocular.
Gustavo Serra

Coceira nos olhos também é prejudicial

A coceira excessiva (com ou sem lentes de contato) também expõe os olhos a riscos, explica Luiz Alberto Rosa Barbalho, oftalmologista do grupo INOB.

O hábito de coçar os olhos é extremamente prejudicial, pois, além de trazer irregularidades à córnea, pode gerar ferimentos e, em casos de cronicidade, pode levar ao desenvolvimento de uma doença nos olhos, o ceratocone. Já quando se coça os olhos com a lente, os efeitos de agressão à córnea e superfície ocular se potencializam.
Luiz Alberto Rosa Barbalho

Deixe seu comentário

Só para assinantes