Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


6 coisas que fortalecem a imunidade e pouca gente sabe

Dormir bem pode ajudar na sua imunidade Imagem: iStock

Colaboração para VivaBem, em São Paulo

29/06/2024 04h00

O sistema imunológico funciona como um bom cão de guarda para o organismo. Ele fica atento a tudo que acontece no corpo e se detecta alguma bactéria, vírus ou parasita intruso age rapidamente para expulsá-lo. E não é apenas uma célula ou uma substância, o sistema é a união de glóbulos brancos, anticorpos, tecidos e outros soldados que criam um exército de proteção.

Existem meios simples que mantêm a saúde em alta e evitam deslizes que causem um chato resfriado ou uma gripe pentelha:

Relacionadas

1. Fuja do estresse

Aprender a relaxar é um sonho e você precisa alcançar essa dádiva. Quando nos estressamos o corpo libera um hormônio chamado cortisol. Acontece que o cortisol tem como efeito reprimir e desgasta a imunidade. Quando você está passando por muito nervosismo e tensão, o corpo transborda cortisol e sua imunidade fica baixa; por isso, é comum ficar doente após dar plantões ou fazer muitas horas extras. Ficar depressivo, amargurado e sobrecarregado faz com que o organismo use sua energia para outras funções e deixe o sistema imunológico de lado.

2. Confie no seu crush

Pode parecer a coisa mais aleatória que você já ouviu, mas a ansiedade sobre relacionamentos pode diminuir a sua imunidade. Uma pesquisa de Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, mostra que as preocupações sobre relacionamentos íntimos e o grande medo de rejeição funcionam como estressores crônicos. Além de aumentarem os níveis de cortisol eles, diminuem o número de células T, importantes para defesa do sistema imune contra infecções.

3. Aproveite as noites de sono

O sono tem uma forte influência reguladora nas funções imunes do corpo. Estudo publicado no European Journal of Physiology mostra que dormir bem facilita o extravasamento das células T, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, enquanto estamos sonhando o corpo está se recuperando de toda energia gasta durante o dia e esse descanso ajuda a recarregar nosso exército imunológico.

4. Tome sol

A vitamina D é importante para o corpo e se expor ao sol é uma boa maneira de obter o nutriente. Estudos mostram que pessoas com deficiência de vitamina D são mais propensos a ter falhas no sistema imunológico. Por isso, tente sair um pouco de casa ou do escritório para sentir o sol na pele. Claro que não é para abusar, cerca de 20 minutos por dia com os braços expostos aos raios já traz benefícios. Normalmente uma alimentação balanceada também garante os níveis exatos de vitamina D.

5. Tire o fast food da rotina

Sinta o drama: quando você consome algo calórico e cheio de gordura, seu sistema imunológico reage à comida da mesma forma que atua quando há uma infecção bacteriana. Um estudo feito pela Universidade de Bonn, na Alemanha, mostrou que isso mexe com a nossa imunidade e pode até deixar o sistema de defesa do corpo mais agressivo com o passar do tempo.

Ao comer um fast food, o corpo rapidamente recruta um exército enorme e poderoso, e os mantém ativos por muito tempo. O sistema imunológico fica preparado para responder a pequenos estímulos com respostas inflamatórias mais fortes e com isso pode acelerar desenvolvimento de doenças vasculares ou diabetes tipo 2. Uma alimentação saudável é a melhor saída e contém todos os nutrientes que o corpo precisa para alimentar o exército imunológico.

6. Malhe e fique preparado para atacar

Olha que engraçado, o mesmo cortisol que, em excesso, deixa o sistema imune fraco pode ajudar se vier em conta-gotas. Quando fazemos exercícios nosso corpo não entende exatamente para o que estamos nos preparando. Logo, lembra do passado primitivo e acha que com tanto esforço ou vamos entrar em uma luta, ou vamos fugir. Durante a malhação liberamos cortisol em pequenas doses. O hormônio do estresse deixa o sistema imune em alerta, preparado para atacar e funcionando com força total.

Depois de malhar, o organismo ainda estimula o sistema imunológico para que ele se torne mais forte e suporte melhor o próximo momento de estresse (no caso o treino seguinte). Assim, ficamos seguros.

Fontes: Elie Fiss, professor titular de Pneumologia Faculdade de Medicina ABC; Claudio Roberto Gonsalez, membro do serviço de controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, do Hospital Municipal de Parelheiros; Paulo Camiz, geriatra e clínico Geral, professor da Universidade de São Paulo (FMUSP); Alan Tiago Scaglione, nutricionista especialista em suplementação nutricional aplicada ao exercício pela USP.

*Com informações de matéria publicada em janeiro de 2018

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

6 coisas que fortalecem a imunidade e pouca gente sabe - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde