Internado por fissura no quadril: entenda quadro que levou Dudu à infecção
Morreu, na noite desta sexta-feira (28), o ex-jogador Dudu, ídolo do Palmeiras e tio do técnico da seleção Dorival Júnior, aos 84 anos, em consequência de uma infecção abdominal. Ele estava internado há um mês devido a uma fissura no quadril.
Uma fissura no quadril, nada mais é do que uma fratura. "Às vezes, esse é um nome impróprio. E fratura é uma perda de continuidade nesse osso, que pode ser parcial ou total", diz o ortopedista do Hospital Albert Einstein Carlos Tucci.
"Esse tipo de lesão é muito comum na idade do Dudu e, muitas vezes, é tratada de maneira conservadora, sem cirurgia - algo que com 84 anos pode ser mais problemático. Como o paciente fica imobilizado e não consegue se mexer por conta da dor, pode acontecer falha no funcionamento do intestino e pulmão, por exemplo", explica o ortopedista Henrique Cabrita, especialista em quadril do Instituto Vita.
"Por melhores que sejam os cuidados médicos, esses quadros de agravamento são relativamente comuns", explica Cabrita.
"Fraturas em idosos devem ser tratadas com urgência e rapidamente. É necessário resolver o mais rápido possível para que essa pessoa não fique acamada ou imobilizada por muito tempo", explica Tucci.
Tucci explica que as fraturas mais comuns em idosos são no quadril, na coluna e no punho, e consequência de uma osteoporose associada à idade. "Às vezes, o osso quebra primeiro e depois a pessoa cai", diz o ortopedista. Ele afirma ainda que isso é mais comum em mulheres, por isso é importante estar atento e fazer a prevenção da doença.