Alex Poatan ganha com 'nocaute brutal': veja riscos à saúde de quem perde

O lutador brasileiro Alex Poatan, 36, derrotou Jiri Prochazka na noite de sábado (29) durante a luta principal do UFC 303, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Com 'nocaute brutal', o tcheco apagou no segundo round da luta.

Mas o que é um nocaute? É uma perda de consciência transitória, reflexo de um golpe físico que mexe com as estruturas do crânio.

"Isso acontece quando as estruturas do crânio não conseguem segurar um movimento rotacional, como um golpe vindo do pescoço, do queixo, ou da cervical, que são áreas mais fracas", diz o neurologista Matheus Alves da Silva, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, especialista em Distúrbios do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas.

Segundo o especialista, os principais riscos à saúde são a contusão cerebral ou até problemas a longo prazo. "Dependendo do mecanismo do trauma, o que estamos vendo em boxeadores amadores e profissionais, é uma encefalopatia traumática crônica, que causa problemas progressivos na memória e em outras funções do cérebro", diz Silva.

Isso significa que a pessoa que sofre recorrentes golpes na cabeça pode ter declínio cognitivo. "Não está só relacionado ao número de nocautes, mas também à quantidade de impactos que a cabeça leva", conclui Silva.

Deixe seu comentário

Só para assinantes