Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Por que não pode lavar roupa com sabonete e o corpo com detergente?

Imagem: Unsplash/Matthew Tkocz

Marcelo Testoni

Colaboração para VivaBem

30/06/2024 04h09

Embora sabonete, detergente e sabão sejam produtos químicos utilizados para limpar e remover sujeira e gordura quando em contato com a água, eles não devem ser considerados iguais, como muitos podem considerar. Cada um deles tem diferenças importantes em termos de características e usos específicos.

Bruno Fernando de Oliveira Buzo, infectologista do Hospital Cárdio Pulmonar, da Rede D'Or de Salvador, explica as diferenças:

Relacionadas

Sabonete: Geralmente é formulado para ser suave na pele. Contém ingredientes que ajudam a hidratar e proteger enquanto limpam. Podem ser feitos a partir de gorduras animais ou vegetais e, frequentemente, incluem aditivos como fragrâncias e emolientes para melhorar a experiência de uso na limpeza do corpo.

Detergente: É projetado principalmente para limpeza e desengorduramento eficazes, especialmente em louças e, por sua versatilidade, superfícies domésticas (limpeza em geral). "Detergentes contêm surfactantes sintéticos que são muito eficientes na remoção de sujeira e óleo", especifica o infectologista.

Sabão: Tradicionalmente feito pela reação de gorduras com uma base (como soda cáustica), o sabão é eficaz para uma ampla variedade de usos de limpeza, desde lavar roupas até limpar superfícies domésticas. No entanto, pode formar um resíduo viscoso em água e não é tão eficiente quanto os detergentes modernos.

Sabonete, mesmo no corpo, requer cuidados

Imagem: iStock

Existem diferentes tipos de sabonete para atender às necessidades individuais. Os líquidos são mais práticos e higiênicos, enquanto os em barra podem ser mais econômicos. Com hidratantes são indicados para peles secas, já os sabonetes antissépticos podem ser úteis para pessoas propensas a infecções cutâneas.

"No entanto, o mais indicado para a maioria é um sabonete suave e neutro, que limpa sem causar irritação ou ressecamento excessivo. Como qualquer sabonete, ao lavar as mãos, por, ao menos, 20 segundos, também remove vírus, bactérias e sujeira", informa Nicolly Machado, especialista em dermatologia pelo Cemepe (Centro de Medicina Especializada Ensino e Pesquisa), de Belo Horizonte.

Machado acrescenta que alguns sabonetes (que prometem eliminar 99% das bactérias) contêm ingredientes adicionais, como triclosan ou álcool. "Porém, fazem mal à saúde quando utilizados sem indicação médica ou continuamente, uma vez que temos também a flora bacteriana boa. É importante não exagerar, pois podem levar ao desenvolvimento de bactérias resistentes a antibióticos", diz.

Nunca utilize produtos de limpeza na pele

Ao contrário dos sabonetes, detergentes e sabões são mais agressivos e podem causar ressecamento, irritação e danos à pele, especialmente em áreas mais sensíveis. Além disso, a pele possui um pH ligeiramente ácido e o sabonete é projetado para manter esse equilíbrio, enquanto os detergentes e sabões podem alterar o pH natural, predispondo o aparecimento de alergias e dermatites.

Mas não confunda. "Lavar peças íntimas com sabonete no chuveiro não é adequado, a não ser que a peça passe por uma nova lavagem com sabão em pó próprio para lavagem de roupas, e na máquina de lavar. Muitas vezes a lavagem manual no chuveiro com sabonete não é eficaz o suficiente para remover resíduos e bactérias presentes na flora vaginal", esclarece a especialista em dermatologia.

Além disso, o banheiro é um ambiente repleto de umidade e coliformes fecais, o que contribui para a proliferação de bactérias. "Para lavar roupas, sobretudo em situações de doenças infectocontagiosas, como escabiose, mpox, entre outras que podem contaminar tecidos, é importante produtos que desinfetem, além do uso de alvejante, água quente e secagem total das roupas", explica Buzo.

Detergente lava louça, não alimentos

Imagem: iStock

Para lavar louças e talheres o mais adequado é detergente, que foi formulado para remover gordura e restos de alimentos. O produto ainda é capaz de degradar resíduos com bactérias, vírus e até alguns protozoários, pois quebra a camada lipídica que os envolve. Já sabão e sabonete não são indicados na pia, pois, apesar de limparem, deixam nas superfícies resíduos gordurosos e prejudiciais.

"Entretanto, não é recomendado lavar frutas e verduras com detergente", afirma Patrícia Santiago, médica pela UEA (Universidade Estadual do Amazonas) e pós-graduada em nutrologia. Ela continua que, apesar de poder ser útil na remoção de sujeira e alguns agrotóxicos, o detergente pode trazer riscos à saúde, pois seus componentes químicos tendem a ser absorvidos, retidos e estragam alimentos.

Como alternativa, mais segura e eficiente, use água sanitária (hipoclorito de sódio). Para cada 1 litro de água filtrada, 1 colher (sopa) do produto. Deixe o alimento de molho por 15 a 20 minutos e depois enxágue em água corrente.

Ou então, para eliminar sujeiras, larvas e ovos de insetos (não reduz totalmente o risco de contaminação, mas ajuda) deixar o alimento mergulhado em água com vinagre. Já uma solução de bicarbonato de sódio a 1% diluído em água (10mg/mL) pode remover resíduos de agrotóxicos da superfície das frutas, como maçãs.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que não pode lavar roupa com sabonete e o corpo com detergente? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde