Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor

Cromossomo Y tem evoluído mais rápido que o X: o que isso significa?

Colaboração para VivaBem*

01/07/2024 13h32

Um estudo publicado em 29 de maio na revista Nature traz descobertas, no mínimo, intrigantes sobre a evolução dos cromossomos sexuais em macacos e humanos.

Pesquisadores realizaram um sequenciamento completo dos cromossomos sexuais de chimpanzés, gorilas, orangotangos e humanos e compararam cada um deles.

Os resultados mostraram que o cromossomo Y está evoluindo a uma taxa surpreendentemente rápida. Apenas 14% a 27% dos cromossomos Y dos macacos se alinham com a versão humana, indicando mudanças significativas.

Essa rápida evolução pode estar relacionada à pressão seletiva e à adaptação, mas também levanta questões sobre o futuro do cromossomo Y na espécie humana.

Em contraste, os cromossomos X permanecem notavelmente semelhantes entre as espécies. Cerca de 90% das sequências do cromossomo X dos primatas coincidem com o cromossomo X humano.

Essa estabilidade sugere que o cromossomo X desempenha um papel fundamental na sobrevivência e adaptação das espécies.

Implicações e teorias

Imagem: Getty Images/iStockphoto

As descobertas fortalecem teorias anteriores de que o cromossomo Y pode eventualmente se extinguir na linhagem humana. No entanto, ainda não está claro quando ou como isso ocorrerá.

Em resumo, o estudo destaca a dinâmica complexa entre os cromossomos sexuais e nos leva a questionar o destino do cromossomo Y em nossa espécie. A pesquisa continua e novas descobertas podem revelar mais sobre a evolução genética.

Diferenças entre X e Y

Nas células dos humanos existem 23 pares de cromossomos, dos quais 22 não apresentam diferenças entre machos e fêmeas. Os dois outros cromossomos apresentam diferenças: enquanto mulheres apresentam dois cromossomos sexuais perfeitamente homólogos, denominados XX, homens possuem um cromossomo X e um outro, não totalmente homólogo a X, denominado Y.

Todos os óvulos formados em uma mulher possuem o cromossomo X, enquanto os homens podem formar espermatozoides que apresentam o cromossomo X e outros, que apresentam o cromossomo Y.

Embora não sejam totalmente homólogos, os cromossomos X e Y possuem pequenas regiões homólogas nas pontas, o que garante, num indivíduo do sexo masculino, o emparelhamento dos dois cromossomos e sua distribuição normal.

*Com informações de texto de biologia publicado em UOL Educação