Dúvida sobre remédio similar? Anvisa cria consulta online para troca segura

Agora não será mais necessário ter dúvidas na farmácia na hora de comprar medicamentos similares. A Anvisa liberou um site em que é possível fazer a consulta para garantir que está levando para casa o remédio similar correto.

Para você entender as diferenças:

Referência: É o medicamento inovador que teve a primeira patente —para isso, a farmacêutica responsável investiu dinheiro para realizar estudos clínicos e mostrar a eficácia e segurança da droga, comprovada cientificamente junto ao órgão federal competente no qual é registrada. Por conta de todos os gastos, o medicamento costuma ser mais caro.

Genérico: É a cópia do medicamento referência e só pode ser criado após 20 anos, quando a patente do "original" expira. Para sua comercialização ser aprovada, um genérico precisa comprovar a eficácia e segurança em testes de bioequivalência e biodisponibilidade. Como não há investimentos para pesquisas e propaganda, custa menos.

Similar: Tem a mesma composição do medicamento referência e do genérico e também precisa comprovar eficácia. A diferença é que, assim como o remédio original, ele leva o nome de uma marca e investe capital em propagandas para melhorar a popularidade do produto, além de aumentar a competitividade com o medicamento referência.

Desde 2014, existe uma lista de medicamentos similares que são passíveis de intercâmbio, ou seja, que você pode usar tranquilamente no lugar, mas a agência afirmou que essa lista muda muito rápido e que "levantamentos necessários para criar e revisar a lista requerem que uma força de trabalho cada vez mais escassa da Anvisa".

Para facilitar e agilizar essa procura, foi criado um site —atualizado diariamente— para que o consumidor faça esse trabalho sozinho. Veja como fazer no passo a passo abaixo:

Como saber quais remédios similares são correspondentes a um de referência?

1. Entre na seção de consulta de medicamentos, pelo link https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/.

Continua após a publicidade

2. No campo "Categoria Regulatória", selecione a opção "Similar".

3. No campo "Medicamento de referência", digite o nome comercial do medicamento de referência.

4. Clique em "Consultar".

Como saber se um remédio similar é intercambiável, e com qual remédio de referência?

1. Entre na seção de consulta de medicamentos, pelo link https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/.

2. Preencha os campos "Nome do produto" e/ou "Número do registro".

Continua após a publicidade

3. Você será redirecionado para uma tabela com o(s) produto(s) que cumpre(m) com o critério de busca.

4. Clique na linha que corresponde ao produto desejado.

5. Você será redirecionado para as informações detalhadas do produto —verifique o medicamento de referência com o qual o produto é intercambiável no campo "Medicamento de Referência".

Ainda segundo a Anvisa, o medicamento similar intercambiável é obrigado a inserir essa informação em sua bula. Portanto, uma forma de confirmar que o medicamento similar é intercambiável é consultar a própria bula.

Deixe seu comentário

Só para assinantes