Produtos químicos eternos podem ser absorvidos pela pele e entrar no corpo
Colaboração para VivaBem*
03/07/2024 16h38
Um estudo da Universidade de Birmingham (Inglaterra), publicado na edição de junho da revista Environment International, revelou que alguns "produtos químicos eternos" (PFAS, na sigla em inglês) podem ser absorvidos pela pele e cair no organismo.
Essas substâncias (mais de 1.200 variantes estão disponíveis no mercado) estão presentes em cosméticos, protetores solares, hidratantes e produtos de limpeza.
Embora ainda não se saiba completamente como esses produtos químicos interagem com a corrente sanguínea ou se têm efeitos tóxicos no corpo, a pesquisa destaca a importância de entender melhor os riscos associados a esses compostos.
No total, passaram por investigação 17 PFAS, dos quais 15 demonstraram, em 36 horas, penetrar a pele. Entre eles o PFOA (ácido perfluoro octanóico), tóxico e potencialmente cancerígeno quando consumido ou inalado. Cerca de 13,5% do PFOA caiu na corrente sanguínea e 38% ficaram na pele, podendo ser absorvidos com o tempo.
Publicada em novembro de 2022 no mesmo periódico, outra análise, concentrada em um único participante, um homem, constatou que se presente no protetor solar, o PFOA pode ser absorvido e ficar retido para sempre na pele e no sangue.
Portanto, é fundamental estar ciente dos ingredientes presentes nos produtos que usamos diariamente e não comprar qualquer um, com substâncias desconhecidas pelo consumidor. Testes em pessoas são escassos e estudos geralmente são realizados in vitro.
Atenção a essas substâncias:
Oxibenzona: é um composto químico orgânico que pode ser encontrado em diversos cosméticos, como protetores solares e hidratantes com FPS, porque absorve os raios UVA e UVB. No entanto, a substância está ligada a disfunções hormonais, reações alérgicas, mutação celular, entre outros.
Bisfenol A (BPA): pode estar não somente em potes plásticos, mas também em garrafas, brinquedos, entre outros. Essa substância, quando aquecida ou em contato com alimento quente, é liberada e pode causar riscos à saúde, como diminuição na produção de espermatozoides, desenvolvimento de cistos nos ovários, problemas gastrointestinais e malformações no embrião.
Parabenos: podem ser encontrados em xampus e condicionadores, cremes dentais e cosméticos. Eles são conservantes químicos usados na prevenção do crescimento de fungos e bactérias nesses produtos. Além de alergias e irritações na pele, a substância pode causar alterações hormonais, problemas no sistema nervoso central, infertilidade, câncer de mama, de útero ou de próstata.
*Com informações de reportagem publicada em 02/09/2022