Reduz glicose no sangue e inflamações: os benefícios da casca da jabuticaba

Um estudo, conduzido por pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), mostrou que o consumo diário de pelo menos 15 gramas da casca da jabuticaba melhorou, ao longo de cinco semanas, os níveis de inflamação e de glicose no sangue de indivíduos com obesidade e síndrome metabólica.

Esta síndrome é um conjunto de alterações metabólicas e hormonais que eleva o risco do indivíduo de desenvolver doenças cardiovasculares. Ela é caracterizada por pressão alta, obesidade abdominal, nível elevado de açúcar no sangue (hiperglicemia) e níveis anormais de triglicerídeos e HDL-colesterol.

No estudo da Unicamp participaram 49 pessoas com síndrome metabólica, que apresentavam pelo menos três desses cinco fatores.

Os compostos fenólicos e as fibras presentes na casca da jabuticaba têm o poder de modular o metabolismo da glicose. Já tínhamos observado esse efeito em estudos anteriores. Neste trabalho, no entanto, avaliamos o consumo prolongado e descobrimos que esse efeito na glicose se dá inclusive no período posterior à refeição, ou seja, na glicemia pós-prandial Mário Roberto Maróstica Junior, professor da Unicamp e coordenador da pesquisa

Segundo o pesquisador, mesmo em indivíduos saudáveis a glicemia costuma aumentar após as refeições, voltando depois aos níveis normais. "Portanto, algo que possa baixar a glicemia após uma refeição é interessante, pois faz com que o sujeito tenha níveis controlados de açúcar no sangue ao longo do tempo, o que resulta em uma vida mais saudável e parâmetros mais controlados", explica.

Geralmente, o desequilíbrio nos níveis de glicose (que leva ao diabetes do tipo 2) pode ser corrigido com medicamentos ou a adoção de hábitos saudáveis e a perda de peso.

"A casca da jabuticaba atua também reduzindo a interleucina -6, que tem papel-chave no desenvolvimento de resistência insulínica e contribui para a inflamação do tecido adiposo. Ela tem, portanto, um efeito positivo não só na glicose pré-prandial, mas também reduz os níveis de inflamação, o que a torna uma aliada para os casos de síndrome metabólica", diz e complementa:

"Mas vale ressaltar que a casca da jabuticaba não faz milagre, ela é apenas uma excelente maneira de auxiliar a modulação da glicemia. Isso quer dizer que a estratégia precisa vir acompanhada de outras medidas, como boa alimentação e exercício físico", destaca o pesquisador à Agência FAPESP.

Para quem não curte o sabor da casca, que costuma "amarrar a boca", há a opção de consumir extratos e suplementos com a casca da fruta já disponíveis no mercado.

Continua após a publicidade

Veja outros benefícios da jabuticaba, incluindo sua polpa:

  • Melhora o funcionamento do intestino
  • Combate o excesso do colesterol "ruim" (o LDL)
  • Promove saciedade e ajuda a regular o peso
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Reduz o risco de câncer
  • Combate o Alzheimer
  • Regula a pressão
  • Protege o coração
  • Melhora a imunidade
  • Evita o acúmulo de gordura no fígado
  • Previne a anemia

*Com informações de reportagem publicada em 28/03/2024 e 05/01/2021

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.