Chá de casca de maçã: combate a gripe, reduz inflamação e regula colesterol
Saborosa e prática de carregar, a maçã tem nutrientes importantes que estimulam o corpo a prevenir doenças. A quercetina, por exemplo, um dos antioxidantes encontrados em abundância nas maçãs, é um dos compostos que ajudam a reduzir a morte celular causada pela oxidação e inflamação dos neurônios.
Quem consome a fruta também tem menos riscos de ter problemas cardiovasculares. Isso acontece porque ela contém fibras solúveis, que reduzem os níveis de colesterol no sangue. Possui também polifenóis, que têm efeitos antioxidantes e pode diminuir a pressão arterial.
Em outra frente, um estudo publicado por cientistas da Universidade de Perúgia, na Itália, constatou que a maçã diminui o risco de câncer de pulmão, intestino, boca, sistema digestivo e até mesmo de câncer de mama.
Tanto a polpa quanto a casca são ricas em vitaminas C, sais minerais como cálcio, fósforo e potássio, além de fibras e um poderoso antioxidante, a quercetina.
Por isso, o chá da casca de maçã é capaz de trazer grande parte desses benefícios e uma ótima forma de consumir a fruta de uma maneira diferente, principalmente nos dias frios.
A casca da maçã contém a maior quantidade de fibra da fruta. Ela possui pectina, um tipo de fibra que age como prebiótico e ajuda o intestino a funcionar melhor. Então, para potencializar seus benefícios, a dica é, depois de fazer o chá, não jogue a casca fora, coma-a.
As fibras da maçã formam um gel que tem atuação direta na proteção da mucosa gástrica. Dessa forma, alivia o desconforto característico da gastrite, que é uma inflamação do revestimento do estômago. E por ser fonte de cálcio, magnésio e potássio, a fruta alivia os sintomas do refluxo ácido, problema que ocorre quando o ácido do estômago sobe para o esôfago.
A quercetina presente na casca da fruta também é responsável por regular o sistema imunológico e reduzir a inflamação do organismo. Além disso, a casca é fonte de vitamina C que contribui para que o organismo desenvolva resistência, protegendo-o de doenças como gripes e resfriados.
Para fazer o chá, higienize bem a fruta, descasque-a e coloque a casca numa panela com 300 ml de água. Quando chegar no ponto de fervura, desligue, tampe e espere fazer infusão por 15 minutos. Depois beba.
Para deixar seu chá ainda mais elaborado, a chef Malu Lobo dá uma receita especial e saborosa:
Ingredientes
- 1 maçã pequena com casca cortada em cubos
- 1 xícara de água
- 1 colher (chá) de semente de erva doce
- 1 cravo
- 1 rama de canela
Preparo
Lave e corte a maçã. Coloque todos os ingredientes em água e aqueça até começar a ferver. Desligue e abafe, coe e ingira quente ou frio.
Fontes: Andrea Pereira, nutróloga do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein e da Obesidade e Cirurgia Bariátrica da UNIFESP; Luísa Tonello Vargas Negri, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Regina Stikan, nutricionista do Hospital Santa Catarina.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.