Famosos adotam calistenia e outros métodos fitness após os 50
Colaboração para VivaBem*
04/07/2024 13h04
O apresentador Rodrigo Faro, 50, disse recentemente que virou adepto aos treinos de calistenia, em entrevista à revista GQ. Segundo Faro, os exercícios da modalidade o ajudaram a atingir 12% de gordura corporal, o que é considerado ideal para atletas.
Mas o apresentador não está sozinho quando o assunto é se cuidar após os 50 anos.
Márcio Garcia, 54, leva um estilo de vida fitness e compartilha frequentemente imagens de treinos e dicas de como espantar a preguiça nas redes sociais.
Treinei com preguiça mesmo. Quando você assumir um compromisso com quem quer que seja, principalmente consigo mesmo, cumpra-o. Tenha disciplina. O primeiro passo para alcançar a sua meta deve ser dado hoje. Márcio Garcia
Carlos Casagrande, 55, também mantém um abdômen trincado. "Pratico exercícios, tenho alimentação rígida, faço reposição hormonal e medito duas vezes ao dia. Quero estar igual aos 100 anos", revelando o "segredo", em publicação no Instagram.
Fábio Assunção, 52, passou por uma grande transformação. O ator, que perdeu quase 30 kg entre 2019 e 2020, mudou os hábitos com treinos intensos, dieta cetogênica e acompanhamento médico.
O início foi mais complicado, porque é uma mudança de hábito significativa. Mas, depois, ele entrou no ritmo. Perdeu 17 kg em cinco meses. Adriana Tannure, nutricionista de Fábio
Jared Leto, 52, surpreendeu os fãs ao compartilhar uma foto sem camisa em 2021, quando completou 50 anos. O artista norte-americano ganhou diversos elogios. "Impossível você ter 50 anos, meu filho", escreveu um. "Meta de 50 anos", brincou outro.
Mark Wahlberg, 53, tem uma rotina intensa de treinos. O ator, que ostenta um abdômen trincado, mostra frequentemente os treinos em publicações nas redes sociais. No Instagram, ele revelou que mesmo quando está viajando faz questão de manter a rotina de atividades físicas em dia.
Como esses famosos mantêm a forma?
Calistenia: é um método de treino com exercícios que usam apenas o peso do corpo. Geralmente, o iniciante na modalidade começa com exercícios básicos, como flexão e agachamento, antes de evoluir para outros mais complexos. É ideal para eliminar gordura e definir músculos nas pernas, costas, braços, peito, ombros e abdômen. A atividade geralmente é praticada ao ar livre, em praças, parques, quadra do prédio, quintal de casa ou até dentro dela.
Musculação: praticado com carga de moderada a vigorosa, o treino de musculação é complexo e tem inúmeras opções que podem mudar conforme a meta do aluno: perder peso, ganhar resistência, definir o corpo ou aumentar massa muscular. Com tantas alternativas, os especialistas dizem que não existe uma "receita de bolo". As variáveis podem ser combinadas de diferentes maneiras para alcançar objetivos diversos.
Meditação: o objetivo da meditação é buscar o autoconhecimento, que, segundo especialistas, traz aumentos expressivos nos níveis de felicidade, tranquilidade, conexão e até saúde física. E, por consequência, uma grande diminuição nos níveis de estresse, ansiedade e tristeza. Se preferir ioga, saiba que ela também busca o equilíbrio entre mente e corpo e ajuda a desenvolver força, flexibilidade e proporcionar um bom gasto calórico.
Reposição hormonal: independentemente da idade, só será recomendada se o homem estiver com níveis de testosterona reduzidos —o que é diagnosticado por meio de exame de sangue. Quando feita adequadamente, melhora o bem-estar, o ânimo e o quadro clínico do paciente. Porém, quando essa reposição é feita na ausência de uma deficiência real de testosterona, apenas com intuito de melhora da performance ou para fins estéticos, pode desencadear problemas futuros.
Dieta cetogênica: reduz drasticamente os carboidratos para usar a energia da gordura do corpo e tem bom emagrecimento. Mas o método é bastante difícil de ser seguido e traz sintomas ruins. É uma dieta para ser usada a curto prazo e não pode ser feita por todo mundo. Tem seu valor, especialmente no combate à obesidade e/ou síndrome metabólica. Desde que, é claro, seja feita com acompanhamento e tenha duração limitada de, no máximo, seis meses.
*Com informações de reportagens publicadas em 25/06/2024, 26/06/2024, 05/03/2024, 24/06/2024, 11/02/2020, 06/01/2020 e do Ranking das Dietas 2020